Confira como foi o Cambridge Experience 2021

Blog 22/05/2021

Confira como foi o Cambridge Experience 2021

Na manhã de sábado, 22 de maio, o Cambridge Assessment English Authorised Centre do Colégio Farroupilha e a Escola de Professores Inquietos promoveram, com apoio de  Cambridge University Press e Cambridge Assessment English, a terceira edição do Cambridge Experience.

Com o tema “Learning and Assessment: Ways for a brighter future”, o evento contou com palestras de Ivan Siqueira, membro do Conselho Nacional de Educação, de Alberto Costa, gerente sênior de avaliação das Américas de Cambridge Assessment English, e de Glyn Hughes, Chefe de Avaliação de Qualidade e Validade da Cambridge Assessment English, e Ben Knight, Diretor de Pesquisa em Linguagem e Pedagogia da Cambridge University Press. Confira alguns tópicos abordados em cada palestra:

Ivan Siqueira – “Bilingual Education in Brazil”
O professor Ivan Siqueira falou sobre as diretrizes para o ensino bilíngue, apresentando um panorama sobre o tema no Brasil e os desafios vigentes na educação. Em sua fala, destacou a questão da proficiência de professores e dos alunos, as diferentes modalidades de escolas bilíngues, a avaliação e os aspectos legais e normativos decorrentes da nova legislação.

.

Alberto Costa – “Cambridge Exams and their positive impact on students”
Alberto falou sobre como a introdução dos exames Cambridge pode impactar positivamente os alunos e outras partes interessadas em um sistema educacional. Destacou o impacto em áreas como planejamento curricular, práticas de ensino e avaliação, desenvolvimento profissional e como os exames podem levar ao sucesso dos alunos. Clique aqui para assistir à palestra.

.

Glyn Hughes e Ben Knight – “Integrating learning and assessment in the classroom”
Glyn e Ben falaram sobre alguns princípios por trás da avaliação em sala de aula e compartilharam algumas técnicas práticas e exemplos que os professores podem usar com seus alunos. A palestra teve como objetivo ajudar os professores a compreender melhor como a teoria se relaciona com a prática e deixá-los mais confiantes para integrar a avaliação ao ensino. Clique aqui para assistir à palestra.

Durante o encontro, foram apresentados, ainda, vídeos de Angela Musskopf, do Instituto Superior de Educação Ivoti, e de Maria Del Carmem Sanchez, do Instituto Cultural Santanense, sobre suas experiências como Preparations Centres. Além disso, foi lançado o curso Preparatório para Qualificação B2 First, que tem como objetivo preparar professores e outros candidatos para o exame de Cambridge Assessment English – as inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas neste link.

O evento contou, ainda, com falas de Luciane Calcara, Gerente do Cambridge Assessment English Authorised Centre do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri, diretora pedagógica do Colégio Farroupilha e coidealizadora da Escola de Professores Inquietos, e Andressa Generosi, Gerente de Projetos da Escola de Professores Inquietos.

.

Conduzida por Roberta Lima, gerente de desenvolvimento de negócios de Cambridge Assessment English, a terceira edição do Cambridge Experience foi transmitida pelo YouTube e reuniu cerca de 100 pessoas de todo o país que participaram ativamente no chat, com perguntas e comentários. “Thank you very much for this wonderful morning!” e “Thank you! It was perfect!” foram algumas das mensagens recebidas no final do evento.