CAMBRIDGE EXPERIENCE
FIFTH EDITION | 2023
Quais desafios a Inteligência Artificial traz para a sala de aula e como professores e estudantes podem aproveitá-la da melhor maneira? O evento Cambridge Experience, que chega à sua quinta edição em 2023, propõe uma discussão sobre o tema Desafios e Reflexões: A Inteligência Artificial nas Escolas. Os palestrantes convidados incluem Joanna Szoke, professora de metodologia ELT na Karoli Gaspar University (Hungria) e instrutora e escritora freelance da Cambridge University Press & Assessment; Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS e palestrante especializado em Tecnologia e seus impactos na Educação; Alberto Costa, gerente sênior de Avaliação das Américas de Cambridge English.
Esse evento é on-line e gratuito. Algumas palestras serão ministradas em inglês, com opção de tradução simultânea para o português.
O Cambridge Experience é organizado pelo Farroupilha Open Centre (Cambridge Assessment English Authorised Centre) e é apoiado pela Cambridge University Press & Assessment e pela Escola de Professores Inquietos.
SOBRE O EVENTO
PARA QUEM
Professores de idiomas, estudantes de idiomas, diretores e gestores, bem como demais profissionais da Educação e interessados pelo assunto.
QUANDO
12 de agosto (sábado)
HORÁRIO
Das 9h30 às 12h30
(GMT-3:00)
ONDE
On-line (o weblink será enviado aos inscritos por e-mail).
DURAÇÃO
3 horas
INVESTIMENTO
Gratuito
PROGRAMAÇÃO
Clique aqui e confira a programação
9h30 – 10h25 – Palestra: “Mudança de papéis – IA na sala de aula”, com Joanna Szoke.
Professores e alunos desempenham vários papéis dentro e fora da sala de aula, como facilitadores, colaboradores, buscadores de informações ou possuidores. Porém, agora, temos uma nova peça no jogo, a Inteligência Artificial, cuja existência na sala de aula é mais do que óbvia, mas que ainda não recebeu um papel realmente. Essa transmissão não acontecerá automaticamente. Tanto os professores quanto os alunos precisam de alguma orientação para saber exatamente para o que podem usar a IA e como podem explorá-la da melhor maneira. Nesse workshop, veremos e testaremos três papéis práticos que a IA pode desempenhar na aula de idiomas.
10h25 – 10h40 – momento de troca e discussão sobre a palestra 1
10h40 – 11h25 – Palestra: “IAgora: Compreensão e impactos na educação”, com Ademar Celedônio.
Os empregos podem ainda não existir, mas já podemos identificar qual será o mix de habilidades necessárias para conquistá-los? Como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular e as habilidades socioemocionais podem ajudar em temáticas de pensamento crítico e solução de problemas, tecnologia, colaboração, acesso e análise de informações atuais? Além disso, é imperativo discutir o papel crescente da Inteligência Artificial (IA) no setor educacional. A IA tem potencial para revolucionar as formas como o ensino é ministrado e como os estudantes aprendem. A discussão nos conduz a refletir sobre as novas tendências para que possamos trabalhar desde já os desafios da Educação e garantir um futuro repleto de opções e protagonismo para os estudantes.
11h25 – 11h40 – momento de troca e discussão sobre a palestra 2
11h40 – 12h15 – Palestra: “O que o futuro reserva para o inglês: perspectivas para ensino, aprendizado e avaliação”, com Alberto Costa.
2023 foi um desses anos! Enquanto Cambridge comemora 110 anos de seu departamento de avaliação de idiomas, o mundo é impactado pelos efeitos imparáveis da IA generativa, que despertou muitos sentimentos e levantou muitas grandes questões para os educadores. Recentemente lançado pelo British Council, o livro The Future of English: Global Perspectives analisa, entre outras coisas, o papel que o inglês terá nesta nova realidade. No início de julho, especialistas em Cambridge reuniram-se em um painel de discussão com o objetivo de entender a avaliação na era da IA. Que constatações ou previsões trazem essas iniciativas? Como as descobertas e previsões se conectam com o que temos feito em nossas salas de aula? Esta sessão visa fornecer um resumo das discussões acima e obter opiniões sobre como nossos contextos serão afetados por esse novo futuro.
12h15 – 12h30 – momento de troca e discussão sobre a palestra 3
12h30 – Encerramento
PALESTRANTES
JOANNA SZOKE
Jo ensina inglês há mais de 15 anos na Hungria, na Polônia e no Reino Unido. Quando terminou seu DELTA,envolveu-se ativamente no treinamento de professores. Ela é uma apresentadora regular em conferências TEFL, palestrante de metodologia ELT na Karoli Gaspar University (Hungria) e instrutora/escritora freelance para Cambridge University Press & Assessment. Seus principais interesses incluem todas as formas de ensino e aprendizagem on-line, avaliação e feedback.
ADEMAR CELEDÔNIO
Diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS, professor de Matemática e autor de material didático. Acumula experiência de 30 anos no setor de Educação Básica como professor, coordenador, diretor e palestrante especializado em Tecnologia e seus impactos na Educação. Foi diretor do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza-CE, por 10 anos, e atua no SAS Plataforma de Educação desde 2015.
ALBERTO COSTA
Alberto Costa é gerente sênior de avaliação de Cambridge English, com atuação no continente americano. Tem sólida formação em ensino de inglês, bem como na área de formação de professores. Já atuou como consultor acadêmico e também como tutor dos cursos de Cambridge para professores CELTA e DELTA. Trabalha em Cambridge English há 8 anos e tem a avaliação e a formação continuada de professores de inglês como seus principais interesses.