Plurilinguismo ou multilinguismo?

Blog 15/07/2022

Plurilinguismo ou multilinguismo?

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre plurilinguismo e multilinguismo. Mas sabe qual a diferença entre ambos os termos?

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), publicado pela primeira vez em 2001 pelo Conselho da Europa, aponta uma distinção entre multilíngue e plurilíngue.

O que é multilinguismo

Conforme o padrão, o multilinguismo é “a coexistência de diferentes línguas no nível social ou individual” (Conselho da Europa 2020:28). Para ficar mais claro, vamos a 2 exemplos: o fato de as Nações Unidas terem seis idiomas oficiais, nos quais todos os documentos estão disponíveis, mostra que a organização é multilíngue. Além disso, ao falar inglês e alemão, uma pessoa pode ser considerada multilíngue.

O que é plurilinguismo

Definido pelo CEFR como “o repertório linguístico dinâmico e em desenvolvimento de um utilizador/aprendiz individual” (Council of Europe 2020:28). O fato de uma pessoa saber falar inglês e alemão, bem como várias outras línguas, em diferentes níveis de proficiência, significa que ela pode ser considerada plurilíngue. O Companion Volume vai além nessa descrição:

A capacidade de recorrer com flexibilidade a um repertório inter-relacionado, desigual e plurilinguístico para:

• Mudar de um idioma ou dialeto ou variedade para outro,
  • Se expressar em uma língua e entender uma pessoa falando outra,
  • Recorrer ao conhecimento de várias línguas para dar sentido a um texto,
  • Reconhecer palavras de um acervo internacional comum em um novo contexto,
  • Mediar a interação entre indivíduos sem linguagem comum, mesmo com apenas um leve conhecimento de si mesmo,
  • Colocar em jogo todo o seu equipamento linguístico, experimentando formas alternativas de expressão (Conselho da Europa 2020:28).

Na atualidade, qual a importância do plurilinguismo?

Embora a diversidade linguística no mundo possa parecer uma barreira na comunicação, ela também pode ser uma alavanca para ampliar visões de mundo. As línguas podem constituir chaves fundamentais para a compreensão de outras culturas, identificação de suas diferenças e suas semelhanças, partilha de experiências e oportunidades. Dessa forma, o plurilinguismo contribui para, transitar entre diferentes culturas.

Um indivíduo plurilíngue pode apresentar facilidades cognitivas em relação à atenção, à memória, ao raciocínio lógico, à criatividade e à adaptabilidade às mudanças frequentes. Ele também pode desenvolver uma percepção consciente da relação entre os idiomas.Outro destaque para o plurilinguismo é que este pode resultar em uma aplicabilidade competitiva para o mercado de trabalho: as empresas multinacionais e as de perfil inovador estão exigindo mais habilidades de seus profissionais, além de mobilidade e conhecimento de mundo.

——

Quer saber mais sobre o assunto? Vem aí o Cambridge Experience 2022. O evento acontece no dia 06 de agosto (sábado), de forma on-line, e abordará o tema Plurilinguismo e competências interculturais: Habilidades fundamentais para o cidadão global contemporâneo. Saiba mais no site.