Competências interculturais

Blog 15/07/2022

Competências interculturais

O que são competências interculturais?

No contexto atual, repleto de idiomas, costumes e hábitos distintos, o mundo está cada vez mais globalizado. Vivemos diante de uma grande diversidade cultural. Dessa forma, as competências interculturais podem ser compreendidas como as habilidades e os conhecimentos que capacitam pessoas ou grupos a interagir com outras culturas de maneira efetiva. Essas competências são importantes em uma ampla variedade de contextos. O cenário atual exige que o cidadão seja linguisticamente competente em vários idiomas, mas que também seja interculturalmente competente, pois assim é possível que tenha aptidão em dois tipos de tomada de consciência: linguística e cultural. O objetivo é relacionar-se com pessoas de diferentes culturas, interagir com o ambiente em que se encontram e ultrapassar os obstáculos inerentes à diferença num encontro intercultural.

A importância do aprendizado de idiomas para o desenvolvimento das competências interculturais

Diante da globalização e da crescente necessidade de formação de um cidadão interculturalmente competente, os conceitos de plurilinguismo e multilinguismo ganham grande relevância (não sabe do que estamos falando? Leia nesse post). Nesse contexto, o processo de aquisição de uma nova língua poderá ser útil para a compreensão de mundo, de modo geral, mas, principalmente, seus aspectos culturais e nuances, além do componente situacional onde a comunicação acontece – portanto, desenvolvendo um cidadão interculturalmente competente.

Quando um indivíduo começa a aprender uma nova língua, ele pode já ter alguns conceitos e estereótipos formados, além de algumas expectativas sobre a realidade cultural dessa nova língua, e esses conceitos, estereótipos e expectativas irão influenciar sua maneira de compreender e interpretar a cultura desse outro idioma. Torna-se, então, essencial que o processo de ensino e aprendizagem seja envolto por elementos culturais dessa língua, facilitando a reflexão e fazendo com que possam adotar uma postura crítica sobre o que aprendem.

A importância das competências interculturais em outros âmbitos

Torna-se essencial adquirir competências interculturais diante da demanda cada vez mais iminente de estabelecer contato, viver, conviver e trabalhar com interlocutores vindos de contextos linguísticos e socioculturais variados. Aqueles que desejam fazer intercâmbio ou atuar profissionalmente em outro país devem estar atentos a uma série de competências cognitivas, comportamentais e técnicas. Além disso, cada vez mais, as empresas buscam profissionais com perfil intercultural, devido ao conjunto de competências profissionais a ele associadas, não apenas empresas multinacionais, como também startups e empresas de perfil inovador.

——

Quer saber mais sobre o assunto? Vem aí o Cambridge Experience 2022. O evento acontece no dia 06 de agosto (sábado), de forma on-line, e abordará o tema Plurilinguismo e competências interculturais: Habilidades fundamentais para o cidadão global contemporâneo. Saiba mais no site.

INFELIZMENTE VOCÊ NÃO PODE SE CADASTRAR

Não realizamos o tratamento de dados de menores de 18 anos sem a autorização dos seus responsáveis.

Os dados solicitados tem por finalidade a possibilidade da instituição entrar em contato com o titular dos dados para a oferta de cursos através de seu telefone e e-mail informados. A solicitação da cidade do titular dos dados visa a oferta de atividade de ensino nas proximidades da cidade informada pelo usuário e titular dos dados pessoais.

A instituição não irá utilizar estes dados para outra finalidade diferente da informada para o usuário (contato para a divulgação de cursos) e ficamos a disposição do titular dos dados pessoais através do email cambridge@colegiofarroupilha.com.br em caso de solicitação de alteração ou exclusão dos dados informados.

Realizamos todos os procedimentos conforme as boas práticas da segurança da informação visando a segurança das informações prestadas pelo titular dos dados pessoais e trabalhamos conforme a LGPD nº 13.709/2018 .

A instituição não irá utilizar estes dados para outra finalidade diferente da informada para o usuário (contato para a divulgação de cursos) e ficamos a disposição do titular dos dados pessoais através do email xxxxx@xxxxxx em caso de solicitação de alteração ou exclusão dos dados informados.

VOCÊ TEM MAIS DE 18 ANOS?

INFELIZMENTE VOCÊ NÃO PODE SE CADASTRAR

Os dados solicitados tem por finalidade a possibilidade da instituição entrar em contato com o titular dos dados para a oferta de cursos através de seu telefone e e-mail informados.A solicitação da cidade do titular dos dados visa a oferta de atividade de ensino nas proximidades da cidade informada pelo usuário e titular dos dados pessoais.

Realizamos todos os procedimentos conforme as boas práticas da segurança da informação visando a segurança das informações prestadas pelo titular dos dados pessoais e trabalhamos conforme a LGPD nº 13.709/2018.

ENTRE EM CONTATO

Se você for menor de 18 anos clique aqui.