Farroupilha Open Centre participa do IATEFL 2023

Blog 14/05/2023

Farroupilha Open Centre participa do IATEFL 2023

Entre os dias 17 e 21 de abril, na cidade de Harrogate, na Inglaterra, aconteceu a 56ª Conferência do IATEFL – Association of Teachers of English as a Foreign Language. Este é o principal evento do segmento e reúne professores de língua inglesa de todo o mundo.

Luciane Calcara, Gerente do Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras do Colégio Farroupilha, participou do evento, com o objetivo de ampliar o contato com profissionais e metodologias que possibilitam qualificar ainda mais o ensino e a aprendizagem de línguas. Abaixo, confira a entrevista com Luciane:

Na sua opinião, qual assunto foi o grande destaque do IATEFL 2023?

O assunto norteador do IATEFL em 2023 foi a “inclusividade”, que muito se relaciona com o respeito e o engajamento que o professor precisa promover em sala de aula. A inclusividade também aborda aspectos dentro do universo de plurilinguismo, porque promove equidade, diversidade e globalização, que também foram grandes focos da conferência. A saúde mental dos professores também esteve em pauta e o evento cuidadosamente abordou sobre a perspectiva dos professores.

Dentre os inúmeros assuntos abordados no evento, quais pontos de atenção os professores devem ter?

O IATEFL é um evento conhecido por ser rico em promover experiências a professores e/ou participantes, além de oferecer uma gama seleta de pensadores, escritores e metodologias atuais. As palestras do IATEFL carregam tendência, em cada tópico, para o ensino e aprendizagem de língua – e também geral – dos próximos anos, e, alguns dos temas debatidos, e que professores devem ter atenção são a língua inglesa como ferramenta de trabalho, coaching, mentoring e resiliência de professores, professores como defensores e ativistas, translinguagem e ensino de inglês como língua estrangeira, raça e cultura popular.

Alguma palestra destacou-se das demais?

O IATEFL é o maior evento de ensino e aprendizagem de línguas do mundo e todas as palestras são essenciais e norteadoras para professores e participantes. O evento contribui não somente para o desenvolvimento do profissional da educação, mas também para o desenvolvimento do indivíduo. É imprescindível ressaltar a importância do tema do IATEFL 2023, Inclusividade, que traz em evidência a oportunização de diferentes acessos, diferentes culturas, perspectivas e noções para o ensino de línguas, como também desenvolvimento do estudante de língua inglesa como um ser humano globalizado.

Alguma frase/citação foi marcante para você?

“I’m in control of the future that I deserve”, que significa que “eu estou no controle do futuro que eu mereço” e diz muito sobre o tema do evento, e também, a construção das habilidades, a boa utilização de recursos e ferramentas, para que os professores levem seus estudantes a atingir os objetivos moldados e estudantes conquistem os gols predeterminados.