Diário de viagem do Guilherme

Blog 29/04/2022

Diário de viagem do Guilherme

Guilherme Kuhn, 17 anos, cursa a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Farroupilha. Ele possui certificação C1 Advanced de Cambridge English. Em 2021, o estudante fez um intercâmbio de seis meses no Canadá, em West Vancouver.

Aqui, ele conta como foi essa experiência de imersão na língua inglesa e longe de casa.

A rotina

Estudei na West Vancouver Secondary School, uma escola que possui somente o Ensino Médio. A gente ficava na escola todos os dias das 8h30 às 15h, inclusive almoçávamos lá, diferente do que acontece no Colégio Farroupilha, onde estudo. Lá, eu convivi com estudantes de várias nacionalidades, em sua maioria chineses e iranianos. Durante o dia, eu tinha somente quatro períodos de aulas, o que é bem diferente do Colégio Farroupilha, onde temos mais de dez períodos quando temos turno inverso. A gente escolhia quatro disciplinas, e, então, todos os dias tínhamos as mesmas aulas.

Além das aulas, eu gostava muito de sair com os meus amigos. No meio da tarde, eu pegava alguns ônibus para ir até a montanha e andar de snowboard com os meus amigos. Era o que eu mais fazia lá e o que mais me divertiu durante esse tempo. Além disso, tentei entrar no time de futebol da escola, mas como já havia passado do período de testes, não pude participar.

A língua inglesa e a certificação Cambridge English

Para mim, não foi tão difícil viver 24 horas por dia imerso na língua inglesa. Como no Colégio Farroupilha os estudantes prestam os exames Cambridge English anualmente, estou acostumado com as provas e fui aprovado em todos os exames que prestei até hoje.

O diferencial nessa vivência fora do Brasil, falando inglês todo dia, é a confiança que se adquire para falar o idioma, coisa que, na maioria das vezes, a gente não consegue enquanto está falando português em muitas das atividades do cotidiano.

Acredito que a minha certificação Cambridge English foi importante para essa experiência no Canadá. As aulas preparatórias em um nível mais alto de inglês me proporcionaram uma prática linguística maior para conseguir falar com mais desenvoltura, para ter uma pronúncia melhor, um vocabulário melhor, e um leque maior de palavras também.
Neste ano eu vou prestar o exame C2 Proficiency (CPE – certificação Cambridge English de mais alto nível).

O que fica de aprendizado

O aprendizado dessa experiência de intercâmbio foi a independência mesmo, aprender a me virar sozinho, sem os meus pais ou algum familiar para dar suporte. Eu tive que fazer tudo sozinho, inclusive novas amizades. Tive que me virar no inglês. Foi a oportunidade de ver como é a vida adulta e de descobrir como as coisas funcionam fora do Brasil.

Eu recomendo muito essa experiência. Dá um pouco de medo no começo, mas depois que engrena, você não para.