CAMBRIDGE EXPERIENCE
FOURTH EDITION | 2022
Em sua quarta edição, o evento Cambridge Experience propõe uma discussão sobre o tema Plurilinguismo e competências interculturais: Habilidades fundamentais para o cidadão global contemporâneo. Os palestrantes convidados incluem Nick Saville – Diretor de Liderança de Pensamento de Cambridge English e Secretário-Geral eleito da Association of Language Testers in Europe (ALTE); Silvana Richardson – Chefe de Educação da Bell UK, Diretora Acadêmica da Bell Teacher Academy (Cambridge – Inglaterra) e Conselheira de Educação Estratégica da The Bell Foundation; Alberto Costa – Gerente Sênior de Avaliação das Américas de Cambridge English.
Esse evento é on-line e gratuito. Todas as palestras serão ministradas em inglês, com opção de tradução simultânea para o português.
O Cambridge Experience é organizado pelo Farroupilha Open Centre (Cambridge Assessment English Authorised Centre) e é apoiado pela Cambridge University Press e pela Escola de Professores Inquietos.
SOBRE O EVENTO
PARA QUEM
Professores de idiomas, estudantes de idiomas, diretores, gestores e demais profissionais da educação e interessados no assunto.
QUANDO
06 de agosto (sábado)
HORÁRIO
Das 9h30min às 12h30min
(GMT-3:00)
ONDE
On-line (o weblink será enviado aos inscritos por e-mail).
DURAÇÃO
3 horas
INVESTIMENTO
Gratuito
PROGRAMAÇÃO
Clique aqui e confira a programação
9h30min – 10h – Abertura: “Plurilinguismo e Competências Plurilíngues à luz do Quadro Comum Europeu de Referência”, com Alberto Costa
Em 2001, o volume original do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) apontou para o crescimento da importância do plurilinguismo na aprendizagem de línguas. A publicação do Companion Volume do CEFR, em 2020, aprofundou ainda mais o que isso significa na prática, trazendo escalas e descritores específicos sobre o desenvolvimento de competências plurilingues. Nessa sessão, vamos trazer mais informações sobre essas atualizações e também abordar a importância de alinhar os diferentes componentes – currículo, entrega e avaliação – para o sucesso do ensino e da aprendizagem.
10h – 11h – Palestra: “Ensinar inglês em um mundo multilíngue”, com Silvana Richardson
Desenvolvimentos recentes em multilinguismo, translinguagem e a virada social na pesquisa de aquisição de segunda língua inspiraram novas abordagens para o ensino de línguas estrangeiras. Esses métodos reconhecem a natureza multilíngue dos alunos de idiomas e das salas de aula (tanto físicas quanto virtuais) e promovem uma visão ativa dos idiomas que os alunos conhecem e usam como um recurso valioso para aprender novas línguas. O inglês, embora ainda seja uma língua global dominante e a atual língua franca da comunicação internacional, dos negócios e da academia, está sendo cada vez mais visto como uma das línguas “na mistura” usada por cidadãos globais plurilíngues que querem e precisam implantar seus repertórios linguísticos completos e, para isso, é necessário desenvolver competências plurilíngues e estratégias de mediação, além das habilidades da língua inglesa. Onde esse Turno Multilíngue deixa o tradicional livro didático e as avaliações de quatro habilidades somente em inglês? Até que ponto a metodologia somente em inglês ainda é ensinada aos professores e usada em muitas escolas de idiomas? Que novas habilidades os professores precisam aprender e aplicar em sua prática para apoiar o aprendizado de idiomas de alunos que são usuários competentes de mais de um idioma? Como isso afeta você, seus alunos e sua escola? Esta palestra explorará essas questões e convidará os participantes a refletir, ainda, sobre outros aspectos.
11h – 11h15min – Intervalo
11h15min – 12h15min – Palestra: “Alinhamento sistêmico no contexto brasileiro: a abordagem de Cambridge à Avaliação Orientada à Aprendizagem”, com Nick Saville
A palestra delineará uma abordagem sistêmica para a Avaliação Orientada à Aprendizagem (LOA) que pode ser usada para informar o planejamento e a implementação do ensino de idiomas com um foco particular no aprendizado e avaliação de idiomas em seu contexto. Reconhece que a aprendizagem de línguas ocorre dentro e fora das salas de aula e é um esforço ao longo da vida.
Nesta abordagem da LOA, os profissionais de idiomas são incentivados a colaborar na construção de uma “ecologia da aprendizagem de idiomas” em seus próprios contextos e a desenvolver planos de implementação que levem a resultados de aprendizagem mais eficazes.
Uma estrutura de níveis e escalas de referência é fundamental para essa abordagem, pois capacita todas as partes interessadas a trabalharem juntas na definição de objetivos de aprendizagem e na elevação dos padrões ao longo do tempo com base em níveis de realização internacionalmente reconhecidos. O princípio fundamental é que as metas de avaliação devem estar alinhadas a resultados de aprendizagem específicos que estão relacionados a níveis crescentes de habilidade linguística comunicativa – por exemplo, o conceito de uma escala de aprendizagem alinhada a um quadro de referência internacionalmente reconhecido para as línguas.
Quando implementado de forma eficaz, este modelo orientado para a aprendizagem oferece aos professores e estudantes uma imagem significativa do progresso e a capacidade de medir os resultados da aprendizagem de forma consistente para fins formativos e somativos – portanto, avaliação para e da aprendizagem.
Nosso objetivo é trabalhar juntos na concepção e entrega de sistemas integrados de aprendizagem e avaliação que alcancem um impacto positivo pelo design.
12h15min – 12h30min – Encerramento
PALESTRANTES
NICK SAVILLE
Nick Saville é Diretor de Liderança de Pensamento de Cambridge English e Secretário-Geral eleito da Association of Language Testers in Europe (ALTE). Também é consultor de instituições europeias, incluindo o Conselho da Europa, o Parlamento Europeu e a Comissão da UE. Participou do desenvolvimento do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) desde a sua criação e, mais recentemente, foi um especialista convidado para o desenvolvimento e a validação do Companion Volume. Ele trabalhou em reformas educacionais que usam o CEFR como base para desenvolver currículos e estabelecer objetivos para aprendizagem.
SILVANA RICHARDSON
Silvana Richardson é Chefe de Educação da Bell UK, Diretora Acadêmica da Bell Teacher Academy (Cambridge, Inglaterra) e Conselheira de Educação Estratégica da The Bell Foundation. Atua na área de Ensino de Língua Inglesa há 35 anos como professora, gestora acadêmica, formadora de professores, inspetora e consultora. Ela treinou EFL, MFL, ESOL, EAL, CLIL e professores de disciplinas, formadores de professores e líderes de escolas nos setores público e privado no Reino Unido e no exterior. Ela foi diretora do Bell Delta Online, escreveu materiais on-line para professores e é palestrante em conferências internacionais. Silvana coescreveu dois artigos de Cambridge no ELT com Scott Thornbury e Gabriel Diaz Maggioli, e é autora do próximo livro sobre Promoção da Aprendizagem para a Cambridge University Press and Assessment.
ALBERTO COSTA
Alberto Costa é gerente sênior de avaliação de Cambridge English, com atuação no continente americano. Tem sólida formação em ensino de inglês, bem como na área de formação de professores. Já atuou como consultor acadêmico e também como tutor dos cursos de Cambridge para professores CELTA e DELTA. Trabalha em Cambridge English há mais de 6 anos e tem a avaliação e a formação continuada de professores de inglês como seus principais interesses.