PORTO ALEGRE É HOMENAGEADA NO DESFILE DOS JOGOS FARROUPILHA

3 de junho de 2022

Um dos momentos mais aguardados pela comunidade escolar, o Desfile da 48ª edição dos Jogos do Colégio Farroupilha, foi realizado na tarde de sexta-feira, 03 de junho, na Pista Atlética da unidade Três Figueiras. A cerimônia foi conduzida pelos professores Paulo Xis, de Educação Física, e Lúcia Panitz, de Artes Cênicas. A Orquestra Villa-Lobos recebeu as famílias, os ex-alunos e demais convidados com uma apresentação.

Fernando Carlos Becker, presidente da ABE 1858 entre 2010 e 2022 recebeu uma homenagem póstuma. Sua trajetória foi relembrada e um painel com uma foto dele foi montado por um grupo de estudantes da 3ª série, que também entregaram flores à família. Enquanto isso, todos os participantes aplaudiam.

No evento, estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio apresentaram para o público e para um time de jurados suas performances relacionadas ao tema “Porto Alegre: 250 anos de histórias”.  “Brincar em Porto Alegre” foi o subtema da apresentação das turmas da Educação Infantil.

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais apresentaram “Eu e a minha família em Porto Alegre”, enquanto que os colegas do 2º ano mostraram “A escola no bairro em Porto Alegre”. Os estudantes do 3º, 4º e 5º ano representaram as influências açoriana, indígena e africana, alemã, italiana, polonesa, espanhola e japonesa.

Para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, a participação no Desfile vale pontos nos Jogos e cada turma preparou a sua coreografia seguindo critérios estabelecidos no regulamento. Os estudantes do 6º ano apresentaram as músicas que embalam Porto Alegre, como Hino de Porto Alegre, Deu Pra Ti Baixo Astral, Girassóis, Horizontes, Porto Alegre, Porto Alegre é Demais, Querência Amada e Desgarrados. As turmas do 7º ano trouxeram para a Pista Atlética alguns grupos de dança da cidade, como o CTG Lanceiros da Zona Sul, Silvia Canarim Flamenco e Contemporaneidade, Ballet Lenita Ruschel, Dullius Dance, CTG Tiarayú, Dança folclórica açoriana, Ballet Vera Bublitz e Tablado Andaluz.

Alguns artistas de Porto Alegre – Iberê Camargo, Maria Tomaselli, Xadalu, Vasco Prado, Zoravia Bettiol, Eduardo Vieira da Cunha e Xico Stockinger – foram lembrados pelos estudantes do 8º ano. Por fim, as turmas do 9º ano celebraram os esportes skate, futebol, artes marciais, tênis/beach tennis, ciclismo/automobilismo, voleibol, esportes náuticos e atletismo.

Os pontos turísticos da cidade foram trazidos pelas turmas da 1ª série do Ensino Médio: estádios Arena e Beira-Rio, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Parque da Redenção, Pôr do Sol do Guaíba, Monumento ao Laçador, Cais do Porto, Casa de Cultura Mario Quintana, Fundação Iberê Camargo, Parque Moinhos de Vento, nova orla do Guaíba, Theatro São Pedro e Usina do Gasômetro.

As turmas da 2ª série tiveram como tema “POA Contemporânea” e apresentaram a inovação, a diversificação da cultura, a educação aliada à tecnologia, a evolução industrial com ênfase no 4º Distrito e como a tecnologia gerou a homogeneização da cultural em Porto Alegre. Já os formandos da 3ª série desfilaram pela última vez como estudantes do Farroupilha e homenagearam a escritora Lya Luft. Uma das netas da escritora, a ex-aluna Fabiana Luft Bavaresco, recebeu flores.

Os ex-alunos do Colégio também puderam relembrar os momentos vividos no desfile dos Jogos e caminharam pela Pista Atlética. As apresentações foram realizadas em três etapas: formandos de 2021, formandos de 2020 e formandos dos demais anos. O Desfile encerrou com o Hino do Estudante Farroupilha.

Partidas dos Jogos

Entre os dias 27 de maio e 04 de junho, centenas de partidas de diversas modalidades (voleibol, mini vôlei, futsal, handebol, basquete, futebol de campo, queimada, futebol 7, tênis de mesa, xadrez, dodgeball e atletismo) aconteceram no Campo de Futebol, na Pista Atlética e nas quadras da unidade Três Figueiras. Participaram das competições as turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.

Ao final de cada uma das modalidades, as equipes vencedoras receberam medalhas. Porém, o resultado das partidas, o Desfile e o comportamento dos estudantes durante o período dos Jogos contam pontos para a turma, que disputa o título de Campeã Geral com as demais turmas do mesmo ano ou série. As turmas campeãs serão conhecidas após a conclusão de todas as atividades dos Jogos.

Jogos dos Anos Iniciais e Gincana da Educação Infantil

Em setembro e em outubro, o clima dos Jogos voltará ao Colégio Farroupilha com os Jogos dos Anos Iniciais e a Gincana das Cores da Educação Infantil. De caráter integrativo, essas propostas acontecerão na Sede Campestre e na unidade Três Figueiras. Mais informações serão divulgadas futuramente.