Unidades

Colégio Farroupilha Três Figueiras
Colégio Farroupilha Correia Lima
Sede Campestre
Professores Inquietos

Colégio Farroupilha Três Figueiras

Em funcionamento desde 1962, quando o Colégio Farroupilha deixou a rua Alberto Bins, a unidade Três Figueiras, localizada no bairro de mesmo nome, atende estudantes do Berçário ao Ensino Médio.

Atualmente, é composta por quatro prédios: um deles comporta as crianças do Berçário ao Nível 2 da Educação Infantil; outro atende as turmas dos Níveis 4 e 5; no terceiro ficam as salas das turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e do Ensino Médio; e no quarto, inaugurado em 2019, as salas das turmas da 3ª série do Ensino Médio e espaços multifuncionais.

Os estudantes  da unidade Três Figueiras têm à disposição laboratórios especializados, como o Espaço Maker, o Estúdio Farroups, e os das disciplinas de Biologia, Física, Química, Matemática, Português, História e Geografia, além de Biblioteca, Memorial, salas de aula equipadas com equipamentos audiovisuais, espaços para a prática esportiva, como o Campão, a Pista Atlética e o Centro Esportivo. O compromisso com a sustentabilidade é reafirmado em espaços como a Horta e o Recanto dos Bichinhos. Locais para lazer e recreação, como parquinhos, também fazem parte da estrutura do Farroupilha.

As crianças da Educação Infantil têm salas projetadas para as suas necessidades, com mobiliário flexível e piso aquecido. Jardim dos Sentidos, salas de música e de oficinas criativas também são espaços destinados às crianças, além de uma Minicidade com circuito de trânsito, onde elas podem aprender, na prática e de forma lúdica, diferentes habilidades e competências.

 

Localização
Rua Carlos Huber, 425 | Bairro Três Figueiras
Telefone: (51) 3455.1858
E-mail: colegio@colegiofarroupilha.com.br

Veja mais

Colégio Farroupilha Correia Lima

Inaugurada em 2006, a Unidade Tenente Coronel Correia Lima, localizada dentro das dependências do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/PA), oferece bolsas de estudos para o Ensino Fundamental a estudantes de família de baixa renda.

Nela, os estudantes podem cursar o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) com bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), de acordo com o perfil familiar e os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente (Lei 12.101/2009 e Decreto 8.242/2014).

A unidade foi constituída em substituição a uma escola estadual que funcionava no local e foi desativada em 2004. Atenta às práticas de responsabilidade social e visando ampliar sua participação nesses projetos, a Associação Beneficente e Educacional de 1858, mantenedora do Colégio Farroupilha assinou, no dia 10 de junho de 2005, um convênio com o Exército Brasileiro para a implantação da unidade. A ABE 1858 construiu um novo prédio e o Colégio ministra o ensino, garantindo aos estudantes pleno acesso à qualidade e à tradição educativa do Farroupilha.

Anualmente, é divulgado, no site do Colégio Farroupilha, o edital para o processo de Bolsas de Estudo do ano seguinte.

Localização

Rua Tenente Coronel Correa Lima, 140 | Bairro Santa Tereza

Telefone: (51) 3232.8356 / 3232.8382

E-mail: correialima@colegiofarroupilha.com.br

Veja mais

Sede Campestre

Na cidade de Viamão, a ABE 1858 construiu e mantém uma Sede Campestre. O local abriga aulas ao ar livre, saídas de estudos e atividades esportivas, de lazer e de integração, destinadas a toda a comunidade escolar.

Na cidade de Viamão, a ABE 1858 construiu e mantém uma Sede Campestre.  A área, com 95 hectares, possui amplo salão rodeado de quadras esportivas. O local abriga aulas ao ar livre, saídas de estudos e atividades esportivas, de lazer e de integração, destinadas a toda a comunidade escolar.

Entre as principais atividades realizadas na Sede Campestre, estão o Dia do Plantio e o Dia da Colheita, o Encontro de Integração da Educação Infantil, a Gincana das Cores e os Jogos dos Anos Iniciais.

Responsáveis:

Janete Alves Ferreira
Vicente da Silva Ferreira

Localização:

Rua José Florêncio dos Santos, 696 – Sítio São José, Viamão – RS

E-mail: colegio@colegiofarroupilha.com.br

Professores Inquietos

Visando transformar a prática de educadores, tanto do Colégio Farroupilha como de outras instituições de ensino, proporcionando novas experiências educativas na educação básica, a ABE 1858 fundou, em 2014, a Escola de Professores Inquietos.

A iniciativa surgiu a partir do resultado da pesquisa – As vozes da educação: uma escuta atenta a diferentes visões sobre o professor do século XXI. A Escola que foi lançada em abril de 2014, estimula a reflexão sobre novos modelos e propostas para a educação e a preparação dos educadores para a nova realidade contemporânea. A partir dos pilares da experiência, troca e múltiplos olhares, são oferecidos cursos livres com valores acessíveis aos docentes inquietos por respostas, inspirando-os a descobrir como inovar em sala de aula diante da nova realidade da educação. A empatia com os alunos da atualidade e o aprendizado são premissas básicas abordadas nos cursos e workshops.

Veja mais