ABE 1858

A Associação Beneficente e Educacional de 1858, mantenedora do Colégio Farroupilha, é uma instituição filantrópica (sem fins lucrativos). Foi fundada há mais de 160 anos, com o nome de Deutscher Hilfsverein (Associação Beneficente Alemã) para auxiliar os imigrantes alemães que estavam chegando no Rio Grande do Sul nas mais variadas necessidades, como inserção no mercado de trabalho, orientações sobre legislação e busca por moradia.

Em 1886, a ABE 1858 fundou o Colégio Farroupilha, à época Knabenschule (Escola de Meninos), e se transformou em uma entidade voltada exclusivamente para a educação.

De lá para cá, a ABE 1858 foi pioneira em diferentes movimentos educacionais do estado, como a fundação da Escola de Meninas, em 1904; abertura do Jardim de Infância, em 1911; união da Escola de Meninos com a Escola de Meninas, em 1929.

Mais recentemente, em 2000, o convênio com o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA) proporcionou a estudantes da 3ª série do Ensino Médio a prestação dos serviços militares no turno inverso às aulas e, em 2006, a reativação pela ABE 1858 de uma escola pública que ficava nas dependências do quartel deu origem à unidade Correia Lima, destinada integralmente a estudantes bolsistas.

Em 2010 uma parceria com a Universidade de Cambridge trouxe a metodologia da tradicional universidade ao ensino da língua inglesa na escola e tornou o Farroupilha o primeiro Colégio do mundo a ter essa metodologia no currículo, além do primeiro do RS e o terceiro do Brasil a ser um Centro Aberto Autorizado de Cambridge (escola certificada a aplicar os exames de Cambridge aos estudantes e ao público externo).

As inovações continuaram com o lançamento dos movimentos #daescolapravida (2012) e Da Escola para o Mundo (2018), a inauguração da escola de negócios GrowCube (2017), a adesão ao Google for Education (2017), a implantação no currículo das disciplinas Cultura de Inovação e Linguagem de Programação (2018), entre outras ações.

Atualmente, a ABE 1858 mantém as unidades Três Figueiras e Correia Lima do Colégio Farroupilha e uma Sede Campestre, em Viamão, além da Escola de Professores Inquietos, voltada para a formação continuada de educadores. A instituição tem mais de 2.800 estudantes e cerca de 500 educadores, que trabalham com a missão de formar cidadãos competentes, éticos e globais.