FARROUPILHA PARTICIPA DE EVENTOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO E É PREMIADO

18 de outubro de 2022

Educadores do Colégio Farroupilha representaram a instituição em dois eventos nacionais da área da Educação na semana passada: o VIII Congresso Nacional de Educação e o Educa Week, no qual a escola conquistou duas categorias do Prêmio Destaque Educação.

VIII Congresso Nacional de Educação

A Orientadora Pedagógica dos Anos Finais, Gilda Proença, e os professores Lizbeth Volker, Margie Basso, Ronaldo Noguez e Vanessa Lima participaram do VIII Congresso Nacional de Educação (Conedu). No evento, o grupo apresentou o trabalho “Conexão Ciência: iniciação à pesquisa científica nos anos finais do ensino fundamental de uma escola privada de Porto Alegre/RS”.

“Foi uma experiência, além de muito significativa, feliz! Após os relatos dos inúmeros projetos das escolas participantes, recebemos, no momento das discussões, observações positivas e de encantamento a respeito do nosso trabalho, vindas de colegas educadores dos diversos estados. Perceber essa receptividade foi motivo de orgulho e de incentivo para nós. A imersão na cultura e nas propostas educativas de outros estados nos trouxe, também, reflexões acerca do que aprendemos e do que ainda podemos aprender”, relata a Orientadora Pedagógica dos Anos Finais, Gilda Proença.

O evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de outubro em Maceió/AL, e teve como tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”.

Educa Week

Já entre os dias 10 e 16 de outubro, um grupo de educadores participou do Educa Week, em São Paulo/SP. O evento é um dos maiores do Brasil sobre Educação Básica e contou com 50 painéis sobre as tendências e transformações nas escolas, para os quais foram convidados os representantes dos principais colégios do país.

Quatro painéis do Educa Week contaram com apresentações de educadores do Colégio Farroupilha: A Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, participou do debate sobre  “As novas perspectivas da educação”, a Gerente do Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras, Luciane Calcara, falou sobre “Ensino de línguas: Quais indicadores para verificar os resultados previstos? Carga horária qualificada em Língua Inglesa atende às necessidades?”, o Supervisor de Tecnologia Educacional, Ednei de Bem, esteve na discussão sobre  “Tecnologias que transformam o futuro da sala de aula” e a Psicóloga Educacional dos Anos Iniciais, Diana dos Santos, participou do painel “As relações com as famílias na retomada pós-pandemia. Ansiedade, emoções transformadas, como adaptamos nosso diálogo?”.

“Representar o Colégio Farroupilha, relatando o case do ensino das línguas adicionais na escola e perceber o apreço dos meus colegas e audiência do evento ao ouvirem este relato, fortaleceu ainda mais o meu entusiasmo na condução desse programa que é desenvolvido com tanta dedicação e empenho. Além disso, participar do Educa Week 2022 foi muito gratificante, pois pude perceber que nós, educadores, mesmo de escolas e estados diferentes, temos os mesmos desafios e anseios na tentativa de promover uma educação cada vez mais qualificada, justa e inclusiva. A caminhada é longa mas estamos no caminho certo!”, declara a Gerente do Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras, Luciane Calcara.

“Foi uma experiência muito interessante, de muito compartilhamento de ideias e aprendizado com profissionais de outras instituições, entre escolas, empresas e representantes do setor público. Foi muito importante ver como essas diferentes instituições estão pensando as tecnologias no presente e para o futuro da educação”, relata o Supervisor de Tecnologia Educacional, Ednei de Bem.

Prêmio Destaque Educação

No Educa Week, o Farroupilha também conquistou o Prêmio Destaque Educação. Confira os resultados:

Categoria: Gestão Educacional – Rede Privada
Projeto: Inteligência Coletiva
Premiação: 3º lugar

Clique na imagem para assistir ao vídeo de apresentação do projeto.

Categoria: Inovações Educação Infantil – Rede Privada
Projeto: Eleições na Minicidade do Colégio Farroupilha
Premiação: 3º lugar.

Clique na imagem para assistir ao vídeo de apresentação do projeto.

“Nós ficamos muito felizes em compartilhar alguns dos projetos realizados aqui no Farroupilha com escolas de todo o país. Ser reconhecidos, em meio a tantos outros trabalhos incríveis, com o Prêmio Destaque Educação por dois desses projetos nos enche de orgulho”, avalia a Assessora Pedagógica, Marília Dal Moro.

Essa foi a quarta vez que o Colégio Farroupilha participou do Educa Week. Nas últimas três edições, educadores da escola foram convidados como painelistas e palestrantes. Em 2021, a instituição conquistou o 2º lugar da Educação Infantil – Rede Privada, com o projeto: Pequenos Inventores e o 3º lugar da categoria Gestão Educacional – Rede Privada, com um projeto sobre a Farroups TECH (relembre aqui).

Em 2020, o Farroupilha conquistou o Prêmio Destaque Educação na categoria Orientação Educacional com o projeto “Intervenções socioemocionais em tempos de pandemia”, e a Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, representou a instituição no painel “Orientação educacional: cases de sucesso utilizados durante a crise da COVID-19 e o que muda no futuro?” (relembre aqui).

Já em 2019, a Diretora Pedagógica do Colégio, Marícia Ferri, integrou a Comissão de Assuntos Pedagógicos, com a fala “Incubadora de Negócios para estudantes do Ensino Fundamental e Médio: uma proposta de empreendedorismo na escola”. Além disso, o Colégio conquistou quatro troféus no Prêmio Destaque em Educação 2019, sendo três de Ouro e um de Bronze (relembre aqui).