Farroupilha conquista ouro e prata no PNGE 2020

27 de julho de 2020

O Colégio Farroupilha conquistou o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) 2020. O anúncio dos vencedores foi feito on-line, na tarde de segunda-feira, 27 de julho, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – Geduc 2020. Confira, abaixo, os projetos premiados:

“Memórias Compartilhadas: uma viagem pelas origens da ABE 1858”
Categoria: Gestão Administrativa e de Comunicação
Premiação: Ouro
Sobre o projeto: Ao completar 160 anos, em 2018, a Instituição entendeu que o fato de a sua história fazer parte da comunidade de Porto Alegre e de ter influenciado a educação no estado do Rio Grande do Sul, merecia uma comemoração significativa, envolvendo públicos interno e externo. Foi, então, elaborado um planejamento que trouxe, entre outras ações, uma exposição itinerante, o lançamento de dois livros e um programa de relacionamento com ex-alunos.

“Projeto History Maker: aproximando o estudante da História”
Categoria: Gestão Acadêmica
Premiação: Prata
Sobre o projeto: Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Farroupilha deram vida a figuras históricas do Brasil Monárquico por meio de esquetes, apresentadas para as turmas do 8º ano dos Anos Finais. Para tanto, eles se envolveram em diferentes atividades, como a construção do cenário colonial, que resultou na produção de vídeos no formato stop motion e de maquetes elaboradas para ser o plano de fundo dos vídeos, passando por pesquisa, redação de poemas, dinâmica e outras atividades, bem como a produção dos esquetes em si, que envolveu diretamente os componentes de História, Artes Cênicas e Língua Portuguesa.

Além da premiação, representado pela diretora pedagógica Marícia Ferri, o Colégio Farroupilha foi convidado a participar do painel “Tudo e Todos em Transformação – Novas Formas de Pensar, Aprender e Ensinar”, que também aconteceu na tarde de segunda-feira, 27 de julho.

HISTÓRICO DE PREMIAÇÕES

O Farroupilha participa do PNGE desde 2015, quando foi ouro na categoria Relacionamento com os Clientes com o “Programa de Atendimento Farroupilha”.

No ano seguinte, 2016, a escola foi destaque na premiação, garantindo ouro nas categorias Gestão Acadêmica e Responsabilidade Social com os cases “Escola de Professores Inquietos: transformação por meio da educação” e “Doar tempo para ajudar as pessoas: o Colégio Farroupilha e a plataforma Social Funding”, e prata com o projeto “O novo site e aplicativos do Colégio Farroupilha na comemoração dos seus 128 anos” recebeu a prata na categoria Gestão Administrativa.

Em 2017, foi novamente contemplado em duas categorias: ouro na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, com o case “Planejamento Estratégico Farroupilha”, e prata na categoria “Responsabilidade Social”, com o case “Quando eu Crescer: projetar o futuro como forma de superação”.

Em 2018, o Farroupilha foi Prata no PNGE com os cases “Projeto LAR – Uma casa-laboratório para aprendizagem ‘mão na massa’ e transdisciplinar”, na categoria Gestão Acadêmica e “Todos Somos Educadores – A valorização dos diferentes profissionais que trabalham no Colégio Farroupilha”, na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação.

Já em 2019, conquistou Ouro na categoria Gestão Acadêmica, com o Programa “ConViver Bem”, lançado pela escola em 2018.