EDUCADORAS APRESENTAM PROJETO NO ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

21 de outubro de 2022

O projeto interdisciplinar sobre a cultura açoriana realizado com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Farroupilha foi contemplado pela Direção Regional das Comunidades do governo dos Açores.

Entre os dias 11 e 20 de outubro, as educadoras Alice Rigoni Jacques e Lucélia Adami Nunes apresentaram o projeto no  Museu da Emigração Açoriana da Ribeira Grande, na Escola Básica Integrada da Ribeira Grande (Escola Gaspar Frutuoso) e no Colégio do Castanheiro em Ponta Delgada. As três instituições ficam na Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores.

“Acreditamos que, o intercâmbio cultural entre as escolas e os museus dos dois países possibilitam a promoção e divulgação das raízes açorianas, especificamente o estudo das calçadas portuguesas, como também o compartilhamento de conhecimentos, proporcionando a ambos a ampliação e solidificação de novas propostas de trabalhos”, relata a educadora responsável pelo Memorial do Farroupilha, Alice Jacques.

Na ocasião, as instituições analisaram e discutiram suas matrizes curriculares no que compete à promoção da cultura açoriana, bem como compartilharam práticas educativas desenvolvidas com os estudantes.

Durante a visita aos Açores, as educadoras também buscaram inovações para o projeto desenvolvido no Colégio, como a inserção da Matemática a partir de uma aula que tiveram o professor Universidade dos Açores, Ricardo Teixeira; e da Literatura, a partir de uma parceria com a  escritora de livros infantis, Ana Isabel D’Arruda.

Sobre o projeto

Desenvolvido desde 1991, quando a professora Lucélia foi à região  no Colégio Farroupilha, o projeto utiliza as calçadas portuguesas como fio condutor para o estudo sobre Porto Alegre e o povoamento açoriano.

Em 2002, quando o Memorial foi criado, algumas práticas educativas passaram a ser desenvolvidas dentro desse espaço. No ano de 2017, foi inaugurado o espaço intitulado “Encanto Açoriano”, localizado nas dependências do Memorial, cujo acervo é constituído de vários elementos que remetem à cultura açoriana.

“Calçadas portuguesas, arquitetura açoriana, artesanatos, gastronomia, azulejos nas fachadas, trajes típicos, lendas, bandeiras dos Açores e Portugal, a vinda dos açorianos para o Brasil, a chegada ao novo país, as dificuldades enfrentadas, as cidades fundadas pelos açorianos, as famílias açorianas e seus sobrenomes são alguns dos temas que os estudantes trabalham em sala de aula por meio de projetos interdisciplinares, nos quais, evidenciam fatos marcantes que constituem a construção da identidade cultural da cidade de Porto Alegre, pois acreditamos que conhecer a história local estabelece vínculos afetivos importantes com a cidade e valoriza a história e o patrimônio cultural em que vivem  e que aprenderam a amar”, explica Alice.

Em 2019, o projeto foi ampliado com a participação de vários componentes curriculares do 3º ano. Por meio das calçadas portuguesas de Porto Alegre, os estudantes iniciam os estudos sobre a cidade, o povoamento açoriano e aspectos de preservação do patrimônio cultural. Esse projeto culminou com a realização do livro intitulado “Um olhar sobre as calçadas portuguesas de Porto Alegre”, lançado na Feira do Livro em Porto Alegre, e com a construção da calçada portuguesa do Colégio Farroupilha, cuja arte empregada remete à técnica empregada pelos antigos calceteiros.

No ano de 2021, o projeto sobre as calçadas portuguesas foi apresentado em aula on-line com a Escola Básica e Integrada EBI de ARRIFES da ilha de São Miguel – Arquipélago dos Açores.

Em 2022, o projeto envolveu todas as disciplinas da matriz curricular do 3º ano. Dentro da especificidade de cada disciplina, muitas atividades foram desenvolvidas sobre a cultura açoriana, resultando na realização do 2º livro “Porto Alegre: 250 anos de histórias” que será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 10 de novembro.