Institucional

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE FERNANDO CARLOS BECKER

11 de maio de 2022

Ex-aluno do Farroupilha, Fernando Carlos Becker assumiu a presidência da mantenedora do Colégio em 2010 e ocupou o cargo até o seu falecimento, em 2022. Sua ligação com o Farroupilha, porém, é de longa data. Nascido em Pelotas, ele mudou-se para Porto Alegre em 1943 ao lado dos pais, Jacob Carlos Becker e Agatha Irma Becker. Três anos depois, em 1946, seu pai tornou-se membro da ABE 1858 e assumiu o cargo de 2º tesoureiro.

Em 1944, Fernando Carlos Becker iniciou no 4º ano do Curso Primário do Colégio Farroupilha, no Velho Casarão. Foi ali que ele concluiu o Ginásio e o Curso Científico, em 1952. Como estudante da escola, fez parte do Clube Excursionista Serra do Mar (CESM), que tinha o objetivo de conhecer o Rio Grande do Sul por meio de excursões a cachoeiras, morros, praias e cavernas. A participação no CESM, em que produzia as atas das reuniões e organizava diversos eventos, foi fundamental para o seu futuro profissional, já que para a administração do Clube era preciso um grande envolvimento. Foi no Colégio Farroupilha que Fernando conheceu a sua esposa, Vera Maria Hemb. Ela foi aluna na instituição de 1944 a 1955. O casal tem três filhos, também ex-alunos: Fernando Augusto Becker, André Luiz Becker e Miguel Hemb Becker.

Formado em Engenharia Mecânica e Eletricista pela UFRGS, ele foi diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Rotary Club São João de Porto Alegre, da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA) e da Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais (FEDERACLUBES). Tornou-se membro da ABE 1858 em 1982, atuando na diretoria como conselheiro e, dois anos depois, passou a exercer a função de segundo vice-presidente. Em 1995, tornou-se primeiro vice-presidente. Foi em 2010 que assumiu como presidente da mantenedora, cargo que ocupou voluntariamente até este ano.

Compromisso com o próximo

Em toda a sua trajetória profissional, Fernando Carlos Becker sempre esteve à frente de ações em favor das comunidades. Em seus 50 anos no Rotary Club São João, participou da organização e promoção de campanhas de auxílio e angariação de fundos para as Aldeias Cristãs SOS, e criou uma forma de participação mais efetiva nas plenárias realizadas, o que resultou na união dos membros da entidade e em ações concretas em prol de trabalhos comunitários.

Em parceria com o Rotary Club São João e a SOGIPA, promoveu a ação “A Paz une Caminhos”, que consistia na realização de torneios escolares esportivos, principalmente de atletismo, para descobrir jovens talentos entre oito e 16 anos, os quais eram encaminhados, posteriormente, para as equipes competitivas da SOGIPA. A competição reunia atletas de Porto Alegre, da Região Metropolitana e de outras cidades do Estado, e contava com o apoio da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), da Faculdade Sogipa de Educação Física, da Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul (FDERS) e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Distinção Fernando Carlos Becker

Em 2020, o Colégio Farroupilha instituiu a distinção Fernando Carlos Becker, em reconhecimento à empatia e à solidariedade. A importância de destacar ações coletivas e solidárias é também uma forma de reconhecer o compromisso social que a escola tem com a formação de cidadãos competentes, éticos e globais.O troféu é entregue na cerimônia de conclusão do Ensino Médio. Em 2021, os estudantes Eduardo Passos, Gabriel Thiessen e Thomas Trevisan Ribeiro receberam a distinção em reconhecimento aos projetos “Eggs 4 Life” (de autoria do estudante Eduardo), “English for Beginners” e “Passaporte Estudantil” (idealizados pelos estudantes Gabriel e Thomas).

Despedida e legado

Fernando Carlos Becker faleceu nesta quarta-feira, 04 de maio, aos 87 anos, em Porto Alegre. Em seus 12 anos na Presidência da ABE 1858, foi um grande incentivador dos esportes, do empreendedorismo e de movimentos que impulsionaram a qualificação dos espaços físicos do Colégio Farroupilha, favorecendo a aprendizagem dos estudantes, entre os quais estão a grande reforma ocorrida em 2012, que incluiu melhorias nos Laboratórios, no Auditório e nas salas de aula, entre outros espaços; a construção do Prédio D inaugurado em 2019; e a implementação, em 2021; da SmartFlower – sistema fotovoltaico; a reforma na Sede Campestre – que está em andamento; além de ações de voltadas à formação dos educadores e da revisão do Planejamento Estratégico da instituição.

Compartilhe