Turmas do 7º ano apresentam trabalho sobre orçamento doméstico

28 de abril de 2021

Durante essa semana, as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais apresentaram o resultado da primeira parte do projeto Educação Financeira: organização do orçamento doméstico, que será desenvolvido durante todo o ano letivo. Com a iniciativa, realizada na disciplina de Matemática dos professores André Muraro e Renata Rosa, os estudantes simularão situações do cotidiano financeiro de uma família, com os seus compromissos (aluguel, água, transporte, plano de saúde, energia elétrica, alimentação, vestuário, internet), desafios e imprevistos.

Inicialmente, os estudantes formaram “famílias”, que dividirão a mesma residência durante os próximos meses. Através de um sorteio, foi definido o rendimento mensal de cada uma, que variam de um até quatro salários mínimos por integrante.

A apresentação dos estudantes mostrou como cada família fez para administrar o orçamento. Neste primeiro momento, eles explicaram a sua renda mensal, o gasto com supermercado, a escolha do apartamento e os valores do aluguel e do condomínio, e a escolha entre carro próprio ou aplicativo de transporte, levando em conta o preço da gasolina.