Turmas do 6º ano têm atividade interdisciplinar sobre elipses

7 de dezembro de 2021

Buscando aliar o estudo da Matemática com a Astronomia, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais participam, na semana de 06 de dezembro , de uma atividade elaborada pela professora de Matemática Clarissa Ballejo e pelo professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato.

O objetivo da atividade consiste em construir elipses, forma geométrica pouco abordada na educação básica. Usando isopor, folha A3, tachinhas, régua, canetinhas e um pedaço de barbante, as turmas devem construir três elipses com distintas excentricidades, além de relacionarem cada um dos desenhos às órbitas do cometa Halley, do planeta anão Sedna e do planeta Terra.

A proposta ainda contempla o estudo de que o círculo se caracteriza como um caso particular da elipse, assim como o quadrado é um caso particular do retângulo.

“Considero que aliar a teoria à prática, por meio desta aula interdisciplinar, proporcionou uma rica experiência de aprendizagem na qual os estudantes vivenciaram o estudo de conceitos matemáticos e físicos de forma contextualizada e os aplicaram mediante as atividades propostas com o uso de materiais concretos. Além disso, o compartilhamento de ideias com outros colegas e as perguntas curiosas sobre os elementos do espaço despertaram, ainda mais, as curiosidades dos estudantes sobre o tema”, afirmou a professora Clarissa.