Turmas do 2º ano visitam o bosque do 42º Dia do Plantio

4 de dezembro de 2021

Na manhã de sábado, 04 de dezembro, as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estiveram na Sede Campestre do Colégio, junto com as suas famílias, para visitar o bosque do 42º Dia do Plantio. Em função da pandemia, em 2020 não foi possível realizar o evento presencialmente. As mudas, que formarão a Constelação de Touro, foram plantadas por um grupo de educadores e os estudantes participaram da atividade na modalidade híbrida – alguns em sala de aula, outros, de casa (relembre aqui).

A atividade resgatou alguns momentos importantes feitos no Dia do Plantio, como o hasteamento das bandeiras, a mensagem da madrinha do evento, que no ano passado foi a orientadora educacional da unidade Correia Lima, Sílvia Dias, a mensagem da diretora pedagógica, Marícia Ferri, o Hino do Estudante Farroupilha e a apresentação da canção “De gotinha em gotinha”, com o professor de Música, Rhian Souza e Silva.

Após a solenidade, as crianças e as famílias dirigiram-se ao bosque do 42º Dia do Plantio e puderam regar as mudas plantadas em 2020.

Bosque Astronômico na Sede Campestre

O Plantio ganhou o formato de Bosque Astronômico em 2015 e foi idealizado pelo professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato. As primeiras espécies plantadas foram de copada verde e copadas com flores de diferentes cores para formar a constelação do Cruzeiro do Sul. Em 2016, a constelação escolhida foi a de Escorpião. Já em 2017, foram plantadas mudas de ameixeiras, amoreiras, laranjeiras e bergamoteiras que se transformarão na Constelação de Sagitário. Em, 2018, a constelação foi a Triângulo Austral, em que as três estrelas principais representam os estados da Região Sul na bandeira do Brasil. Sessenta mudas foram plantadas pelos estudantes, que se dividiram em pequenos grupos.

A Constelação Cão Maior foi a eleita em 2019, e as turmas plantaram laranja do céu, bergamota, nêspera, cereja japonesa e lima da pérsia. Em 2020 foram plantadas mudas para formar a Constelação de Touro. Neste ano, a constelação escolhida foi a de Capricórnio.