PROTOCOLO PARA CASOS DE SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE CORONAVÍRUS

Atualizado em 18/07/2022.

Desde o início da pandemia, o Colégio Farroupilha tem tomado medidas para preservar a saúde e a segurança de toda a comunidade escolar, sempre respaldadas pelos protocolos emitidos pelos Poderes Executivos Municipal e Estadual e pela avaliação minuciosa do cenário pandêmico, entre as quais estão a composição do Comitê de Enfrentamento e a contratação do serviço de Consultoria do Hospital Moinhos de Vento.

Diante do cenário apresentado em maio de 2022, o Guia do Programa de Prevenção e Combate ao Coronavírus foi simplificado e o protocolo adotado pelo Colégio Farroupilha pode ser consultado abaixo.

Os estudantes e educadores que apresentarem um ou mais dos sintomas abaixo devem realizar uma consulta médica e, caso sejam considerados suspeitos, devem afastar-se das atividades presenciais.

• - Febre ou sensação de febre
    • - Cansaço
    • - Dor de garganta
    • - Tosse
    • - Cefaleia
    • - Coriza*
    • - Diarreia
    • - Alteração no olfato ou no paladar
    • - Dor no corpo
    • - Obstrução nasal (em crianças)
    • - Presença de algum familiar com os sintomas acima.
    • *No caso de coriza, considerar se há excesso de coriza (congestão nasal e outro sintoma).

Além do afastamento, é importante que seja feito o isolamento preventivo dos seus contatos domiciliares e o teste para coronavírus (RT-LAMP, RT-PCR ou antígeno). Os resultados  deverão ser enviados para o e-mail examescovid@colegiofarroupilha.com.br.

- Diagnóstico negativo: Cumprimento das orientações médicas. Quando não realizado exame, deverá apresentar atestado médico de retorno. Recomenda-se retorno assintomático ou com melhora dos sintomas e sem uso de antitérmico nas 24h que antecedem o retorno.

- Diagnóstico positivo:  Isolamento por 7 dias (do início dos sintomas ou da data da coleta, para os assintomáticos), com uso obrigatório de máscara de proteção até completar os 10 dias. O retorno é autorizado com a ausência de febre e sem uso de antitérmico nas 24h que antecedem o retorno. Não é necessário realizar nova testagem. Na impossibilidade de uso de máscara, recomenda-se manter o afastamento até o 10º dia.

O contato domiciliar é caracterizado quando há uma pessoa com diagnóstico positivo de COVID-19 que divide a mesma residência com outras pessoas. Nesses casos, o contactante, se estiver sem sintomas, deve seguir as orientações abaixo:

Estudantes: manter a quarentena enquanto durar o isolamento do contactante, e retornar se estiver assintomático nas últimas 24h.

Educadores: se assintomáticos, podem manter o trabalho presencial.

Em ambos os casos, é obrigatório o uso de máscara de proteção até completar 10 dias do início dos sintomas do caso positividade. Na presença de sintomas, é necessário realizar consulta médica e testagem.

O contato de risco é caracterizado quando não é compartilhado o mesmo domicílio com o caso positivado, mas houve contato nas seguintes situações:

1. a) por tempo superior a 15 minutos;
  2. b) em ambiente fechado, pouco ventilado ou sem ventilação natural;
  3. c) com o distanciamento físico inferior a 1,5 m;
  4. d) sem o uso de máscara de proteção ou com uso inadequado;
  5. e) quando o último contato com o positivado aconteceu durante o período de transmissão: entre dois dias antes e dez dias após a data de início dos sintomas.

Assintomáticos: poderão manter as atividades presenciais, com a recomendação do uso de máscara de proteção até completar 10 dias do último contato.
  6. Sintomáticos: afastamento e realização de consulta médica e testagem.

• Três ou mais casos confirmados e simultâneos relacionados (período de até cinco dias e relacionados): suspensão das aulas por 10 dias a partir do último comparecimento do último positivado OU testagem para permanecer no presencial.