Por dentro dos Clubes e Grupos: Voluntariado

6 de outubro de 2021

O Grupo de Voluntariado do Colégio Farroupilha é voltado para estudantes do 8º ano dos Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio. Atualmente, é conduzido pelos professores Artur Bezzi Günther e Ludmilla dos Santos e conta com 52 estudantes. Em 2021, os encontros acontecem semanalmente, nas segundas-feiras, das 16h às 17h40, via Google Meet.

Entre as ações realizadas pelo Grupo de Voluntariado este ano, destacam-se a participação no “Projeto Tribos”, voltado para a formação de lideranças juvenis a partir de projetos de empreendedorismo social nas áreas de meio ambiente, cultura e educação; a criação do projeto Chicalice, que busca oferecer companhia (por telefone e chamadas de vídeo, devido ao contexto de pandemia) para idosos que vivem em asilos; e a criação do Clube de Estudos, uma iniciativa que objetiva reunir, de forma on-line, alunos de escolas públicas e privadas para estudar juntos, uns ajudando os outros. Confira, neste vídeo feito pelos estudantes, mais informações sobre o projeto.

Com a palavra, quem faz

O Nicolas A, da 1ª série A do Ensino Médio, é um dos membros do Voluntariado e conta que entrou no Grupo para buscar apoio para colocar o projeto do clube de estudos em prática.

“No ano passado, uma amiga – Gabriela – e eu percebemos que estávamos tendo, talvez, muito mais aulas que em outros colégios. Mas a gente não queria ficar só olhando, a gente queria fazer algo, ajudar com as dificuldades que as pessoas podiam estar tendo”, lembra. O estudante também comentou que fazer parte do grupo ampliou a sua visão de mundo, pois o colocou em contato com realidades diferentes das dele.

Giulia C. é estudante da 1ª série D do Ensino Médio e está no Voluntariado desde o início de 2021. Ela conta que escolheu participar porque já fazia parte de outro grupo de voluntariado, fora da escola, e por admirar o trabalho dos professores responsáveis pelo grupo do Farroupilha.

“O que eu mais gosto de fazer no Voluntariado, além de conhecer pessoas novas, é fazer o bem. A participação no Grupo me fez ter mais responsabilidade e a fazer trabalhos e projetos em grupos”, avalia.

Como participar

O Grupo de Voluntariado é voltado para estudantes do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio e para participar é preciso informar o interesse, nome completo e turma para o e-mail anosfinais@colegiofarroupilha.com.br ou ensinomedio@colegiofarroupilha.com.br (de acordo com o nível de ensino do estudante).

Conheça outros Clubes e Grupos

Atualmente, o Colégio Farroupilha oferece 10 Clubes e Grupos de Aprendizagem para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio. A proposta é proporcionar aos estudantes atividades diversas que possibilitem a eles maior contato a áreas de seu interesse e ampliem suas habilidades.