Nível 5E explora algumas profissões na cozinha de lama

27 de abril de 2022

As crianças do Nível 5E da Educação Infantil foram na cozinha de lama, um dos espaços naturais do Colégio, para brincar e explorar algumas profissões de interesse da turma, como construtor, engenheiro, biólogo, arqueólogo e chefe de cozinha. Na tarde de terça-feira, 26 de abril, a professora de Língua Inglesa, Aura Alibio, acompanhou o grupo e relacionou o vocabulário com as profissões.

A atividade faz parte do projeto da turma, “N5E: Profissões para ajudar o mundo”.

Espaços naturais do Colégio Farroupilha

Desde o segundo semestre de 2021, as turmas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e do Farroups+ contam com novos espaços naturais no Farroupilha para soltar a imaginação, a criatividade e aprender. Alguns locais que já existiam na escola foram remodelados, a fim de que as crianças e os estudantes qualifiquem as experiências de aprendizagem na natureza.

As turmas de outros níveis de ensino e os educadores também podem utilizar os ambientes.  Os espaços naturais são utilizados em diferentes momentos da rotina escolar, como na hora do lanche ou nas atividades relacionadas aos projetos das turmas e outras propostas. Os três locais – Bosque, Barranco e Cozinha de Lama –receberam um cercado de madeira, com estrutura e altura adequados às crianças, e contam com diferentes elementos da natureza, como madeira, terra, areia, pedras e água.

Bosque
Localizado acima do Galpão e ao lado do pátio de areia da Educação Infantil, é uma área que já conta com vários elementos da natureza, como o declive do terreno, as árvores, as plantas e os refúgios. O ambiente é utilizado, principalmente, para lanches, piqueniques, acompanhamentos e investigações naturais.

Barranco
A presença do barranco de grama permite que o local seja explorado para atividades ligadas ao corpo e aos movimentos. A área verde fica entre os pátios da Educação Infantil. A árvore presente no espaço faz sombra, e é uma opção utilizada pelos educadores para a realização de lanches, piqueniques e contações de histórias.

Cozinha de Lama
O local, situado na lateral do Campão, antigamente possuía uma cancha de bocha, que foi retirada e deu lugar a um espaço para experiências de exploração com terra, água, madeiras e outros elementos naturais, que possibilitam que as crianças façam descobertas ligadas às transformações, medidas e quantidades.