Estudantes participam de atividades da 9ª Feira Verde

4 de junho de 2021

Ao longo de toda a semana, estudantes participaram das atividades da 9ª edição da Feira Verde. Este ano, o evento teve como objetivo a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e contou com a parceria da Trashin, empresa que faz a gestão de resíduos do Colégio.

As turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram de uma Hora do Conto do livro “O menino que quase morreu afogado no lixo”, de Ruth Rocha. Em seguida, participaram de um jogo. Nessa atividade, após jogarem um dado, adivinhavam para que lixeira deveria ir cada um dos resíduos contidos em cartões. 

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais reaproveitaram materiais para complementar os estudos dos elementos visuais, nas aulas de Artes Visuais. A bandeja do ovo, por exemplo, foi utilizada como tela de pintura.

Já as turmas do 7º ano conheceram, na aula de Artes Visuais, alguns artistas que criam suas obras a partir de resíduos, como o brasileiro Vik Muniz, a inglesa Jane Perkins e o coreano Yong Ho Ji, entre outros. Depois, os estudantes foram desafiados a criar rostos utilizando material reciclado. 

“Qual o valor do seu lixo? – Bate-papo sobre gestão de resíduos” foi a atividade destinada aos estudantes do Ensino Médio. Nela, os professores Gentil Bruscato e Alessandra Rosa, dos laboratórios de Física e de Química, respectivamente, e a Daniela Gomes, da Trashin, falaram com as turmas sobre gestão de resíduos, abordando dados e várias iniciativas de empresas que dão novos usos a materiais descartados, como tijolos construídos com tecidos ou móveis impressos em 3D a partir de plástico, além de curiosidades e esclarecimento de dúvidas dos estudantes. O bate-papo foi on-line, via Google Meet.

Além dessas atividades, ao longo de toda a semana foram compartilhadas informações nos canais de comunicação do Farroupilha sobre o assunto.