Estudante conquista prêmios na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

30 de junho de 2021

Com a pesquisa “Biodegradabilidade de canudos em amostras de água provenientes de áreas de escoamento pluvial em Porto Alegre”, o estudante Gabriel T., da 3ª série C do Ensino Médio, conquistou dois prêmios na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC): o Prêmio de Reconhecimento da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e o Prêmio de Inovação e Tecnologia da Qiagen Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de domingo, 27 de junho, em formato on-line.

“Participar da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) foi sem sombra de dúvidas uma experiência extremamente interessante e academicamente agregadora. Nesse sentido, interagir com outros estudantes e pesquisadores, participar de workshops e conhecer outros projetos científicos intrigantes, tornaram a oportunidade de participar da FBJC única.

Sobretudo, mesmo que participar da feira como finalista já tenha sido incrível, receber dois prêmios de reconhecimento nacional foi indubitavelmente fantástico; a sensação de ser premiado em um evento de tamanha importância no cenário científico nacional faz com que todo o esforço dedicado ao meu projeto científico – as horas no laboratório, os múltiplos documentos redigidos, e os variados experimentos repetidos várias vezes – seja recompensado. 

Por fim, gostaria de agradecer também aos meus professores Alessandra Rosa e Cauê Finkler e aos demais professores dos laboratórios do colégio que me acompanharam durante toda a trajetória do projeto”. – Gabriel T., estudante da 3ª série C do Ensino Médio.

Confira, neste vídeo, a apresentação do Gabriel.

A pesquisa de Gabriel é orientada pelo professor de Física Cauê Finkler e pela professora do Laboratório de Química, Alessandra Rosa.

Sobre a FBJC

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. Ela foi realizada entre os dias 23 e 27 de junho e contou com palestras, workshops, atividades interativas e culturais, maratona de inovação, apresentações de trabalhos e cerimônia de premiação. Durante o evento, mais de 180 pesquisas de estudantes de todo o país foram apresentadas.