Comunidade escolar participa da Semana da Língua Alemã 2021

18 de junho de 2021

Na semana iniciada em 14 de junho, a comunidade escolar participou de atividades da Semana da Língua Alemã 2021, evento promovido pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça em todo o país.

ATIVIDADES EM AULA

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais foram apresentados à Semana da Língua Alemã e participaram de uma aula com exibição de fotos relacionadas à Alemanha (nomes, paisagens, pratos típicos  etc). Em seguida, foram desafiados a produzir suas próprias fotografias, registrando elementos da cultura alemã que fazem parte de seu cotidiano. 

Já os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais assistiram a um vídeo didático sobre os aspectos culturais e geográficos da Alemanha e responderam ao  QuizDetektiv, todo em língua alemã. E as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais leram e criaram “Elfchen”, que são poemas curtos,  de 11 palavras distribuídas em 5 linhas (a primeira linha tem uma palavra, a segunda tem duas, a terceira tem três, a quarta tem quatro e, a quinta linha, uma palavra que resume tudo). As produções dos estudantes foram postadas no Padlet, onde puderam ler e votar nos trabalhos dos colegas.

VIDEOCONFERÊNCIAS

Os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais participaram de uma videoconferência com Mathias Kusche, diretor do colégio Alpadia, que fica na cidade de Freiburg. A partir de um tour virtual, as turmas puderam conhecer sobre aspectos culturais, históricos e curiosidades da cidade de Freiburg. O grupo também discutiu sobre a importância do aprendizado da língua alemã e, por fim, os estudantes puderam realizar perguntas sobre o que foi discutido e apresentado. 

Sarah Grabe, responsável pelo setor de admissão e orientação aos estudantes da SRH Hochschule em Heidelberg, na Alemanha, conversou com as turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Sarah explicou aos estudantes os processos necessários para ingresso nas universidades alemãs e a organização dos cursos da SRH. Ela falou, ainda, sobre o custo de vida para estudantes universitários no país e sobre a possibilidade de obtenção de bolsas de estudos. Nicole, uma estudante peruana, bolsista na Universidade de Heidelberg, também participou do encontro e relatou a sua experiência como universitária e o seu êxito no aprendizado de língua alemã, além de responder a questionamentos dos estudantes do Colégio. 

Os estudantes do Curso Preparatório para a certificação do nível B1 participaram de videoconferência com o professor Göz Kaufmann, da Albert-Ludwigs-Universität de Freiburg, na Alemanha. Após breve apresentação do país e da cidade de Freiburg, Göz explicou aos estudantes os processos necessários para ingresso nas universidades alemãs e a organização dos Studienkollegs – escolas preparatórias para ingresso nas universidades. Ele ainda falou sobre o custo de vida para estudantes universitários na Alemanha e sobre a possibilidade de obtenção de bolsas de estudos, além de relatar sobre o seu período em Porto Alegre como Leitor  do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) – Serviço Alemão de Intercâmbios, e responder a questionamentos dos estudantes do Colégio. 

AULA ABERTA

Uma aula aberta de Língua Alemã, com a professora Caterine Schneider, foi oferecida para famílias, educadores e estudantes na quinta-feira, dia 17. A aula introdutória teve como objetivo desmistificar a ideia de que a Língua Alemã é difícil ou inacessível e colocou os participantes para exercitarem o idioma com frases de apresentação pessoal e cumprimentos, além de ensiná-los um pouco sobre a gramática da língua alemã.