SAIBA COMO SERÁ O NOVO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO FARROUPILHA

26 de novembro de 2021

O Novo Ensino Médio será implementado de forma gradual em todo o Brasil a partir de 2022. No ano que vem, os estudantes da 1ª série participarão do novo formato e, em 2023 e 2024, entram também as turmas da 2ª e da 3ª séries, respectivamente.

A base desse novo modelo está no protagonismo estudantil e no projeto de vida dos estudantes, aspectos já trabalhados pelo Colégio Farroupilha ao longo da vida escolar, mas que serão potencializados pelo novo currículo. Além disso, o novo modelo busca garantir direitos de aprendizagem essenciais a jovens de todo o país, com a definição do que é fundamental nos currículos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e amplia a carga horária mínima para 3.000 horas ao longo das três séries. No Farroupilha, os estudantes de Ensino Médio já possuem 3.520 horas de atividades curriculares, além de optarem por eletivas, grupos e clubes de aprendizagem.

Na prática, a proposta curricular do Novo Ensino Médio contempla duas frentes:

• Formação Geral Básica – Orientada pela BNCC, é a parte obrigatória do currículo, que será comum a todos os estudantes. Nela, são trabalhadas habilidades das quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias;  Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A carga horária dessa frente é de 1.800 horas divididas nas três séries do Ensino Médio.
  • Itinerários Formativos – É a parte flexível do currículo. Cada escola constrói a sua estrutura e possibilita aos estudantes a escolha por aprofundar conhecimentos de seu interesse e se preparar para prosseguir com os estudos ou para o mundo do trabalho. A carga horária mínima estabelecida para essa frente é de 1.200 horas divididas nas três séries do Ensino Médio.

Principais mudanças no Colégio Farroupilha

O Novo Ensino Médio vai ao encontro da proposta pedagógica do Colégio Farroupilha, que, alicerçado na missão de educar para formar cidadãos competentes, éticos e globais, prepara o estudante para transitar da escola para o mundo a partir de aulas e práticas que permitem o autoconhecimento, a experimentação de diferentes áreas e a vivência, ainda na educação básica, de situações relacionadas à resolução de problemas do cotidiano. São propostas, como as Eletivas Farroups, que trazem temas como “Estatística aplicada à pesquisa científica” e “Escrita Criativa”, os Grupos e Clubes de Aprendizagem, que vão desde Astronomia ao Grupo de Relações Internacionais  e os grupos de orientação profissional, que ajudam o estudante a construir seu Projeto de Vida.

Confira, abaixo, as principais mudanças do Novo Ensino Médio no Colégio Farroupilha:

Carga horária: a carga horária total do Ensino Médio no Farroupilha já é superior à mínima estabelecida e se manterá em 3.520 horas divididas nas três séries do Ensino Médio. Desse total, 1.800 horas serão destinadas à Formação Geral Comum e 1.720 horas aos Itinerários Formativos (superior à exigida pela legislação).

Formação Geral Básica: Conforme estabelecido pela BNCC, alguns componentes curriculares são comuns a todos os estudantes do Ensino Médio. No Farroupilha, na 1ª série,  são eles: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes Visuais, Educação Física, Química, Física, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Itinerários Formativos: Essa frente foi totalmente construída pela escola a partir das características institucionais e dos estudantes. Ela é composta por quatro trilhas: Aprendizagens Essenciais, Projeto de Vida, Eletivas Farroups e Aprofundamento. Saiba mais sobre cada uma delas:

• Aprendizagens essenciais: Algumas unidades curriculares fazem parte da trilha de aprendizagem de todos os estudantes do Farroupilha, ao longo de toda a sua trajetória e de acordo com os valores e o planejamento estratégico do Colégio: Empreendedorismo, Línguas Adicionais, Investigação Científica, Produção Textual, Literatura, Projetos integrados em Ciências da Natureza e Educação Financeira. Essas unidades curriculares são distribuídas nas três séries do Ensino Médio e mudam conforme a série.
  • Projeto de Vida: São momentos específicos, na estrutura curricular, para promover práticas, vivências e reflexões com a finalidade de apoiar os estudantes na construção de seus projetos de vida.
  • Eletivas Farroups: Implementadas em 2021, as Eletivas Farroups são um conjunto de unidades curriculares as quais os estudantes, a cada semestre, podem escolher cursar. Seguem alguns exemplos do que poderá ser oferecido ao longo do Ensino Médio: Fotografia, Escrita Criativa, Lógica de Programação, Comunicação Pessoal, Ciência Forense, entre outras.
  • Aprofundamento: Aqui, o estudante pode escolher por uma das duas trilhas de aprofundamento propostas pelo Farroupilha. Essa escolha acontece a partir da 2ª série do Ensino Médio, mas, ao longo de sua vida escolar no Farroupilha, os estudantes são preparados para identificar o caminho que mais tem relação com o seu projeto de vida, por meio do currículo socioemocional – que promove o autoconhecimento – além de outras iniciativas. No Farroupilha, são duas as opções de Trilha de Aprofundamento:

Proposta construída em parceria com os estudantes

A construção do Novo Ensino Médio do Farroupilha vem sendo feita desde 2019 e conta com a colaboração de representantes de toda a comunidade escolar. Em outubro de 2019, um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, ex-alunos e educadores participou de um Hackathon cuja missão era traçar um esboço do novo Ensino Médio da instituição. Na ocasião, o grupo participou de desafios e dinâmicas durante sete horas. Relembre aqui. Desde então, aconteceram grupos focais para ouvir os estudantes acerca de suas opiniões e de seus anseios sobre o novo currículo.