Dessa forma, atuamos a partir do reconhecimento das características e potencialidades de cada um e acreditamos que todos, ao empreenderem os seus projetos de vida, estão também (re)criando o mundo em que vivem. Por isso, o estudante está no centro de toda a proposta pedagógica da escola e, ao seu redor, encontram-se os processos pedagógicos que alicerçam as experiências proporcionadas a ele.
O infográfico, que representa a proposta pedagógica da escola, apresenta quatro camadas ao redor do estudante, centro de todo processo. A camada mais externa representa a missão da instituição (educar para formar cidadãos competentes, éticos e globais), seguida dos valores institucionais (bom relacionamento, busca pela excelência, disciplina e organização, eficiência e empreendedorismo e compromisso com a sustentabilidade), do currículo (orientado pelas Matrizes Curriculares e Socioemocionais) e, finalmente, das três competências estratégicas (Criatividade e Inovação, Protagonismo e Liderança e Pesquisa).

A esfera deve ser lida da camada dos valores da escola para o centro e depois do centro para as margens, com o entendimento de que o estudante vivencia experiências que proporcionam a ele uma atuação “de dentro para fora” ou seja, “da escola para o mundo”, sem criar fronteiras entre esses âmbitos.
Os valores da instituição servem como base para as práticas pedagógicas e ações da escola como um todo. Assim, iniciamos a leitura da esfera tendo a consciência de que todo o processo pedagógico desenvolvido tem como pilares os cinco valores. Esse processo contempla a dinâmica curricular da instituição – desdobrada nas Matrizes Curriculares e Socioemocionais. São essas matrizes que orientam o currículo praticado e representam tudo o que o estudante precisará desenvolver ao longo da trajetória escolar.
Ainda como complemento às competências curriculares e socioemocionais elencadas nas Matrizes, outras competências estratégicas foram eleitas como fundamentais para a atuação dos estudantes no mundo globalizado. Essas competências atravessam as Matrizes e compõem a identidade do egresso do Colégio Farroupilha, que precisa criar e reinventar propostas, possibilitando a resolução de problemas (Criatividade e Inovação); demonstrar autoconhecimento e proatividade contribuindo com ideias e ações, assumindo suas escolhas e posicionando-se frente às mais diversas situações (Protagonismo e Liderança) e investigar acerca de diferentes temas, de maneira curiosa, utilizando conhecimentos científicos para a elaboração de hipóteses e resolução de problemas (Pesquisa).
Ao continuarmos a leitura da esfera, o estudante novamente é visto como essência da proposta pedagógica da instituição. Assim, retoma-se a missão da escola de formarmos cidadãos competentes, éticos e globais. Esse sujeito egresso do Colégio Farroupilha demonstra condições de atuação nos diferentes âmbitos que desejar, e, por isso, a proposta pedagógica está em constante atualização, atendendo às demandas da atualidade e movimentando-se junto às novas tecnologias, às ciências, às práticas esportivas e culturais.
Diante desse desafio, buscamos possibilitar que o Colégio seja um espaço que valorize o diálogo, a escuta e a pluralidade de saberes e pontos de vista. Essa pluralidade expressa-se tanto nos conteúdos curriculares quanto no ambiente relacional cotidiano, no qual as diferenças são respeitadas e valorizadas, constituindo um contexto extremamente potente na formação de cidadãos com visão para além do seu mundo privado e imediato.
ACESSE E SAIBA MAIS:
– Currículo Complementar
NÍVEIS DE ENSINO
– Educação Infantil
– Anos Iniciais
– Anos Finais
– Ensino Médio