Proposta Pedagógica

O Colégio Farroupilha tem como missão formar cidadãos competentes, éticos e globais. Essa missão está presente na perspectiva de ensino e aprendizagem, no currículo e nas práticas cotidianas.

O estudante está no centro de toda a proposta pedagógica da escola e, ao seu redor, encontram-se os demais processos pedagógicos. A figura abaixo, que representa visualmente a proposta pedagógica da escola, deve ser lida da camada dos valores da escola para o centro, e depois do centro para as margens, uma vez que as crianças e os adolescentes vivenciam experiências escolares que proporcionam a eles uma atuação de dentro para fora, ou seja, da escola para o mundo, mas que também tem no mundo a inspiração para o que acontece na escola.

Todo o processo pedagógico desenvolvido tem como pilares os valores do Colégio – busca pela excelência, disciplina e organização, eficiência e empreendedorismo, compromisso com a sustentabilidade e bom relacionamento – e contempla, também, a dinâmica curricular da instituição, desdobrada nas Matrizes Curriculares e Socioemocionais, que orientam o currículo, os conteúdos a serem ensinados, o planejamento, as práticas pedagógicas e a gestão da sala de aula e do conhecimento.

Como complemento às competências cognitivas e socioemocionais elencadas nas Matrizes, outras competências estratégicas foram eleitas como fundamentais para a atuação dos estudantes no mundo globalizado: criatividade e inovação, protagonismo e liderança e pesquisa. Por fim, o estudante é novamente visto como a essência da proposta pedagógica do Farroupilha, a qual responde à missão de formarmos cidadãos competentes, éticos e globais.

O Colégio Farroupilha, diante desse desafio, tem buscado se constituir em um espaço que valoriza o diálogo, a escuta e a pluralidade de saberes e pontos de vista. Essa pluralidade expressa-se tanto nos conteúdos curriculares, tal como preconizado pela legislação vigente, quanto no ambiente relacional cotidiano, no qual as diferenças são respeitadas e valorizadas, constituindo um contexto extremamente potente na formação de sujeitos com visão para além do seu mundo privado e imediato.