Volta às aulas: novas informações para Ed. Infantil, 1º e 2º anos

22 de fevereiro de 2021

O Governo Estadual anunciou na tarde de hoje, 22 de fevereiro, a autorização para a retomada das aulas presenciais das turmas de Educação Infantil e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais mesmo em cidades classificadas com a bandeira preta no sistema de monitoramento controlado, como é o caso de Porto Alegre.

No Colégio Farroupilha, as aulas presenciais para esses segmentos serão retomadas a partir de terça-feira, 23 de fevereiro.

A retomada pode ser presencial ou virtual, conforme a opção da família na pesquisa enviada em 11 de fevereiro – caso haja alteração nesse posicionamento, é preciso contatar o nível de ensino (educacaoinfantil@colegiofarroupilha.com.br ou anosiniciais@colegiofarroupilha.com.br). Nas turmas da Educação Infantil, do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, há capacidade para atender a todos os estudantes na modalidade presencial simultaneamente – apenas participarão das aulas on-line aqueles cujas famílias optaram por essa modalidade.

Confira as informações detalhadas sobre o retorno para a Educação Infantil e o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais nas circulares enviadas para as famílias na noite de 22 de fevereiro, disponíveis nos links abaixo.

Unidade Três Figueiras

Unidade Correia Lima

ESTUDOS DOMICILIARES

As turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, bem como as do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio permanecerão em estudos domiciliares até que a liberação das aulas presenciais para esses segmentos seja realizada pelos Poderes Executivos Municipal e Estadual.

ATENDIMENTO DOS SETORES

Os setores da escola, bem como os serviços da Livraria Clip e da loja Top Sul, estão funcionando normalmente. Durante o período de pandemia, o setor de telefonia está em plantão de atendimento, das 8h às 18h. Clique aqui e confira os principais contatos telefônicos do Colégio.

GUIA DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS

O Guia do Programa de Prevenção e Combate ao Coronavírus: uma questão de cuidado é um material com orientações para educadores, estudantes e famílias sobre as medidas e os procedimentos adotados pelo Farroupilha. Ele deve ser consultado por todos aqueles que forem ao Colégio.

A versão atualizada de 2021 tem como base o direcionamento dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, as orientações recebidas ao longo da consultoria prestada pelo Hospital Moinhos de Vento e as diretrizes dos protocolos divulgados pelos Poderes Executivos Municipal e Estadual.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA A UNIDADE TRÊS FIGUEIRAS

CRACHÁ DE ACESSO

O uso do crachá é obrigatório para o acesso ao Colégio Farroupilha. São duas modalidades de crachás disponíveis:

Azul: o estudante tem autonomia para sair da escola. Ao aproximar o crachá da catraca, a saída é liberada – é o crachá padrão para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais ao Ensino Médio.

Vermelho: é o modelo que busca maior controle e segurança na saída dos alunos, já que ela só é liberada após a aproximação do crachá do familiar ou do responsável na catraca – é o crachá padrão para crianças e estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Para Educação Infantil e 1º ano dos Anos Iniciais, não é possível efetuar a mudança no perfil do crachá. Por segurança, todos devem manter-se vermelhos.  Para os demais segmentos e níveis de ensino, caso, em anos anteriores, as famílias já tenham feito uma solicitação presencial – na Recepção de Alunos – de alteração na modalidade do crachá, esta configuração será mantida para 2021.

Caso a família queira alterar a opção padrão de crachá, deve preencher uma solicitação on-line, disponível neste link. A nova configuração de crachá é liberada em um dia útil.

FLUXO DE ACESSO

Para cumprir os protocolos emitidos pelos órgãos oficiais acerca das medidas de combate ao coronavírus, o Farroupilha distribuiu os fluxos de entrada e saída dos estudantes. Confira, neste link, as informações de acesso (portões e horários) para cada ano/série.*

* As informações de acesso são válidas para o período posterior ao de adaptação das turmas. Nos primeiros dias de aula, devem ser observados os horários e locais informados nas circulares enviadas em 22 de fevereiro e disponíveis nos links acima.

APLICATIVO FILHO SEM FILA

Como uma alternativa para este contexto em que há a necessidade de redução de fluxo nas recepções e nos espaços da escola, foi implementado, ainda em 2020, o aplicativo Filho sem Fila*.

Para 2021, todas as famílias de Educação Infantil e Anos Iniciais deverão incorporar a utilização da ferramenta em sua rotina. Ao chegar na escola, o aplicativo irá gerar um QRcode, que será lido pela equipe de Atendimento. Tal tecnologia possibilitará a organização das crianças, por ordem de chegada dos responsáveis, e dinamizará o processo.

* Disponível gratuitamente na App Store (sistema iOS) e na GooglePlay (sistema Android): Filho sem Fila | Farroupilha.