Estudantes apresentam trabalhos nas Mostras Farroups 2021

25 de setembro de 2021

 

Na manhã de sábado, 25 de setembro, aconteceram as Mostras Farroups 2021, evento que integra a 16ª Mostra do Conhecimento dos Anos Finais e a 14ª Mostra Científica do Ensino Médio. Ambas, são voltadas para o compartilhamento das produções dos estudantes ao longo do ano letivo e aconteceram de forma on-line, via Google Meet – foram mais de 30 salas com diversas apresentações simultâneas.

Tivemos uma excelente manhã, com as apresentações dos estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio. Habilidades, como criatividade, iniciativa, resolução de problemas, desenvolvimento da  curiosidade e da comunicação, estiveram presentes nas explanações dos Projetos de Pesquisa e dos demais trabalhos apresentados. Contamos, também, com a presença de famílias que prestigiaram nossos alunos, enaltecendo esse momento rico de aprendizado. Parabéns aos estudantes, aos professores e às equipes pedagógicas, envolvidas com os projetos expostos nas Mostras Farroups, destacou a diretora pedagógica, Marícia Ferri.

Na Mostra Científica, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio apresentaram as pesquisas desenvolvidas, nos moldes dos salões de Iniciação Científica das universidades, para os colegas e para uma banca avaliadora composta por professores de diferentes áreas. Cada grupo compartilhou o seu banner e expôs a introdução, o referencial teórico, os objetivos, a metodologia, o desenvolvimento, os principais resultados, a conclusão e as referências de cada trabalho. Após a apresentação, a banca fez os comentários e os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer os pontos levantados. Alguns grupos também utilizaram outros recursos, como vídeos, para complementar a apresentação.

“Participar da Mostra Científica foi uma experiência muito legal. Em primeiro lugar porque o projeto de pesquisa é um trabalho em que a gente tem liberdade para pesquisar sobre um assunto que nos interessa, e quando a gente trabalha com algo que nos interessa fica muito mais rico, muito mais completo. Também adorei ouvir os comentários da banca e aprender mais sobre outros assuntos com as apresentações dos meus colegas”, declarou a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Gabriela P.

No total, foram apresentadas 106 pesquisas sobre diferentes temáticas, como as possíveis sequelas que a pandemia de COVID-19 deixará nos jovens, a influência da natação em crianças com transtorno do espectro autista, a leitura e a compreensão da poesia para os jovens do século XXI, e o Qual o grau de influência da organização visual em sala de aula na aprendizagem dos alunos.

“Os grupos se debruçaram sobre o estudo de conceitos científicos bastante importantes e os relacionaram a questões cotidianas. Um ponto bem interessante da Mostra é evidenciar o protagonismo dos estudantes, já que a escolha dos temas e a construção das propostas totalmente por eles se deu de uma forma super significativa. Por fim, acho que o formato de Mostra – adequado ao nosso cenário atual – permitiu, ainda, que as discussões ocorressem de forma qualificada, promovendo uma maior reflexão não só sobre os conhecimentos em si, mas também sobre o processo de construção desses conhecimentos ao longo das pesquisas”, avaliou o professor de Biologia, Guilherme Bertuzzi.

Já na Mostra do Conhecimento, os estudantes apresentaram as pesquisas desenvolvidas no projeto “Conexão Ciência” e outros trabalhos realizados ao longo do ano letivo para os colegas, familiares e educadores. 

“A Mostra do Conhecimento é um momento que dá visibilidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas diferentes áreas do conhecimento. Nela, os estudantes são os protagonistas, tanto na escolha das propostas que consideraram significativas, como na condução e partilha dos mesmos. Uma verdadeira possibilidade para prestigiarmos a potência  das aprendizagens desenvolvidas por eles!”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, Caroline Garziera.

Para expor suas produções, os estudantes dos Anos Finais utilizaram diferentes recursos.

Cada uma das turmas do 6º ano criou um site para abrigar algumas das produções de todas as turmas em determinadas áreas do conhecimento. Durante a Mostra, apresentaram cada um dos sites e propuseram interações com o público relacionadas às atividades expostas. Confira os sites: Ciências Humanas, Linguagens (site 1), Linguagens (site 2), Ciências da Natureza e Matemática, Artes Visuais e Inglês. Além disso, as turmas também desenvolveram um site para o projeto interdisciplinar sobre o Egito – veja aqui.

                        

Os estudantes do 7º ano exercitaram diferentes habilidades para produzir curtas-metragens inspirados em leituras de romances policiais realizadas ao longo dos dois primeiros trimestres, “O assassinato no expresso oriente”, de Agatha Christie e “O Cão dos Baskervilles”, de Arthur Conan Doyle. Ao final da Mostra, aconteceram as indicações ao Oscar: um estudante de cada turma foi indicado para concorrer nas seguintes categorias: melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora, melhor atriz e ator principal e melhor atriz e ator coadjuvante. Além dos filmes, as turmas do 7º ano apresentaram outros trabalhos, como as pesquisas do Conexão Ciência, o Mapa Literário, os Amigos de Anne Frank e as Autobiografias.

               

As turmas do 8º ano também apresentaram vários dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, entre os quais estão as pesquisas do projeto Conexão Ciência, a análise de peças de propaganda, o projeto interdisciplinar Temperos do Mundo, no qual eles prepararam pratos típicos da culinária de diferentes países adaptados para pessoas com diferentes restrições alimentares,  e o Projeto de Lei, no qual os estudantes foram desafiados a criar uma lei que provocasse alguma mudança cultural – durante as apresentações, os colegas e familiares puderam interagir, concordando ou não com a aplicação das leis propostas.

Já os estudantes do 9º ano apresentaram o projeto Conexão Ciência de um jeito diferente: cada turma criou um tour virtual, em formato de galeria. Ao fazer o tour, é possível ver os estudantes apresentarem, em vídeos, as pesquisas por eles desenvolvidas – clique sobre a identificação das turmas para visitar as galerias: 9A, 9B, 9C, 9D, 9E, 9F, 9A-CL, 9B-CL. As turmas também apresentaram o Projeto Energia e o livro produzido pelos estudantes sobre pessoas inspiradoras para eles – nesse ponto, vários alunos falaram sobre como foi escolher a pessoa e escrever sobre ela. Durante as atividades do 9º ano também aconteceu o lançamento da Batalha dos Farroups 2021, a gincana de conhecimentos realizada anualmente pelo Colégio Farroupilha como um dos projetos que marca a conclusão do Ensino Fundamental.

“Foi ótimo participar desse evento e ver os trabalhos dos meus colegas […]. Eu adoro esses momentos no Farroupilha, em que a gente tem a oportunidade de compartilhar os nossos trabalhos, ver os dos colegas, e criar esses momentos de interação, prestigiando todos esses trabalhos que a gente faz com tanta dedicação ao longo do ano”, relatou a estudante do 7º ano E, Laura C.