Confira informações sobre a volta às aulas 2021

18 de fevereiro de 2021

A volta às aulas 2021 do Colégio Farroupilha acontece a partir do dia 22 de fevereiro. Em cumprimento aos protocolos vigentes dos Poderes Executivos Municipal e Estadual relativos ao combate à pandemia, o retorno acontecerá de forma híbrida, gradativa e escalonada.

Entre os dias 11 e 12 de fevereiro, as famílias receberam comunicados com os detalhes sobre como será o retorno para cada nível de ensino e unidade, além de terem sido convidadas a responder a uma pesquisa – prorrogada até 18/02, 12h – sobre a modalidade de ensino. Confira, nos links abaixo, os comunicados enviados.

Unidade Três Figueiras

Unidade Correia Lima

GUIA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS

O Guia de Prevenção e Combate ao Coronavírus: uma questão de cuidado é um material com orientações para educadores, estudantes e famílias sobre as medidas e os procedimentos adotados pelo Colégio Farroupilha.

A versão atualizada de 2021 tem como base o direcionamento dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, as orientações recebidas ao longo da consultoria prestada pelo Hospital Moinhos de Vento e as diretrizes dos protocolos divulgados pelos Poderes Executivos Municipal e Estadual.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA A UNIDADE TRÊS FIGUEIRAS

CRACHÁ DE ACESSO

O uso do crachá é obrigatório para o acesso ao Colégio Farroupilha. São duas modalidades de crachás disponíveis:

Azul: o estudante tem autonomia para sair da escola. Ao aproximar o crachá da catraca, a saída é liberada – é o crachá padrão para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais ao Ensino Médio.

Vermelho: é o modelo que busca maior controle e segurança na saída dos alunos, já que ela só é liberada após a aproximação do crachá do familiar ou do responsável na catraca – é o crachá padrão para crianças e estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Para Educação Infantil e 1º ano dos Anos Iniciais, não é possível efetuar a mudança no perfil do crachá. Por segurança, todos devem manter-se vermelhos.  Para os demais segmentos e níveis de ensino, caso, em anos anteriores, as famílias já tenham feito uma solicitação presencial – na Recepção de Alunos – de alteração na modalidade do crachá, esta configuração será mantida para 2021.

Caso a família queira alterar a opção padrão de crachá, deve preencher uma solicitação on-line, disponível neste link. A nova configuração de crachá é liberada em um dia útil.

FLUXO DE ACESSO

Para cumprir os protocolos emitidos pelos órgãos oficiais acerca das medidas de combate ao coronavírus, o Farroupilha distribuiu os fluxos de entrada e saída dos estudantes. Confira as informações de acesso (portões e horários) para cada ano/série neste link.

APLICATIVO FILHO SEM FILA

Como uma alternativa para este contexto em que há a necessidade de redução de fluxo nas recepções e nos espaços da escola, foi implementado, ainda em 2020, o aplicativo Filho sem Fila*.

Para 2021, todas as famílias de Educação Infantil e Anos Iniciais deverão incorporar a utilização da ferramenta em sua rotina. Ao chegar na escola, o aplicativo irá gerar um QRcode, que será lido pela equipe de Atendimento. Tal tecnologia possibilitará a organização das crianças, por ordem de chegada dos responsáveis, e dinamizará o processo.

* Disponível gratuitamente na App Store (sistema iOS) e na GooglePlay (sistema Android): Filho sem Fila | Farroupilha.