Olhos para o Mundo

O projeto Olhos para o Mundo promove intercâmbios, viagens para participação em olimpíadas do conhecimento e atividades para estudantes interessados em fazer faculdade no exterior, como palestras com representantes das universidades e simulados do SAT. O contato com diferentes culturas, o aperfeiçoamento de um idioma estrangeiro e o desenvolvimento pessoal e acadêmico são alguns dos pontos trabalhados a partir do projeto.

Intercâmbios

Para os estudantes do 8º ano, o programa busca o desenvolvimento dos idiomas alemão e inglês com destinos Alemanha e Inglaterra. No contexto do aprendizado do idioma, esse programa de intercâmbio busca promover a imersão do estudante na Língua e desenvolver o idioma. Os estudantes são matriculados em escolas especializadas em receber estrangeiros que visitam esses países para aprimorar o idioma. Os intercâmbios ocorrem no período do Recesso Escolar de Inverno e têm duração de aproximadamente três semanas.

Para os estudantes do Ensino Médio são disponibilizados programas voltados à vida profissional, liderança, sustentabilidade e tecnologia nas Universidades de Cambridge, UBC, Harvard, Stanford e Yale. Os intercâmbios ocorrem no período do Recesso Escolar de Inverno e têm duração de acordo com a proposta de cada programa. Nessa modalidade de Intercâmbio, os estudantes não mais são inseridos em um contexto linguístico apenas como estudantes de Língua Estrangeira, mas para vivenciar a língua em contextos de experimentação profissional, em que o idioma é instrumentalização para o desenvolvimento de outras competências e habilidades.

Olimpíadas do conhecimento

Desde 2016, estudantes do Ensino Médio participam de olimpíadas do conhecimento em outros países. A QUANTA, na Índia em 2016, e a AIMO, na Malásia em 2017 e na Tailândia, em 2018, foram as primeiras competições de conhecimento internacionais que contaram com a participação de estudantes do Farroupilha.

Preparação para vestibulares do exterior

Ao longo do ano letivo, o Colégio Farroupilha promove palestras e bate-papos com representantes de universidades brasileiras e estrangeiras. Para aqueles que desejam estudar no exterior, a escola oferece simulados do SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test), considerado o Enem norte-americano. A escola também disponibiliza toda a documentação necessária para as aplicações para as universidades estrangeiras (cartas de recomendação, certificados e portfólio de atividades extra-classe, entre outros).