Esportes e Bem-estar

O Colégio Farroupilha valoriza e incentiva a prática esportiva, entendendo que ela apoia no desenvolvimento de habilidades, como disciplina, convivência, autonomia e trabalho em equipe, bem como na promoção da saúde e do bem-estar.

A prática esportiva e as habilidades desenvolvidas a partir dela fazem parte da trajetória do Colégio Farroupilha. Anualmente, desde 1972, a instituição promove os Jogos do Colégio Farroupilha, momento dedicado aos esportes e à convivência.

No currículo, os estudantes de todos os níveis de ensino têm aulas de Educação Física. Também é possível, aos estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio, participar de equipes esportivas, disputando diferentes campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

Participar de equipes esportivas, além dos benefícios à saúde, auxilia no desenvolvimento de habilidades, como disciplina, convivência, autonomia e trabalho em equipe.

O Colégio Farroupilha oferece, a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, a possibilidade de participar de equipes esportivas nas modalidades de Basquete, Futsal, Futebol de Campo, Handebol e Voleibol.

As equipes têm treinos uma, duas ou três vezes na semana, de acordo com a modalidade e a faixa etária, e participam de competições regionais, nacionais e internacionais.

Realizados desde 1972, os Jogos do Colégio Farroupilha são um momento de integração e intensa prática de atividades esportivas que envolvem estudantes de todos os níveis de ensino. Os Jogos acontecem no mês de setembro e têm como objetivo a promoção da saúde por meio do esporte e da vivência de valores, como companheirismo e espírito esportivo.

Na Educação Infantil, a participação se dá por meio da Gincana das Cores, uma atividade repleta de brincadeiras e jogos cooperativos. A Gincana das Cores dos Níveis 1 e 2 ocorre nos espaços do Colégio e das turmas de Níveis 3, 4 e 5 na Sede Campestre, em Viamão.

É também na Sede Campestre que os estudantes dos Anos Iniciais vivenciam os Jogos do Colégio Farroupilha. Eles passam um turno no local, participando de diferentes atividades esportivas e de lazer.

Já as turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio participam mais de 500 partidas divididas em mais de 10 modalidades esportivas. As atividades acontecem na unidade Três Figueiras.

Todos os estudantes, além de ex-alunos, participam do Desfile de Abertura dos Jogos do Colégio Farroupilha. Na ocasião, soltam a criatividade através de vestimentas, acessórios e coreografias acerca de um tema, que muda anualmente. O Desfile acontece na Pista Atlética e é aberto a toda comunidade escolar.