Informações sobre o retorno às aulas presenciais | 3ª série do Ensino Médio

9 de outubro de 2020

Na próxima quarta-feira, 14 de outubro, acontece o retorno às aulas presenciais das turmas da 3ª série do Ensino Médio. A volta às atividades acontecerá de forma escalonada, e respeitará os protocolos de segurança e cuidado com a saúde da comunidade escolar. Confira, abaixo, algumas orientações do nível de ensino:

Acesso ao Colégio

Os estudantes devem acessar o Farroupilha pelo Prédio A | Acesso 1 (Recepção de Alunos). O uso da máscara de proteção e do crachá é obrigatório para a entrada nas dependências da escola. Depois de passar pelas catracas, todos devem dirigir-se diretamente até a sua sala de aula, a fim de evitar aglomerações nas escadas, nos banheiros e nos corredores. Veja, abaixo, um vídeo explicativo sobre a entrada dos estudantes:

Horário das aulas

Tanto os estudantes que retornarem às aulas presenciais, quanto aqueles que permanecerão de forma remota, devem assistir às atividades de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h50.

Alteração de modalidade de estudos

Os estudantes podem alterar a modalidade de estudos – presencial ou remota – quinzenalmente. Para as aulas a partir do dia 03 de novembro, a mudança deve ser solicitada até o dia 28 de outubro pelo e-mail ensinomedio@colegiofarroupilha.com.br.

Organização das turmas

Para que o Colégio cumpra os protocolos publicados quanto ao distanciamento mínimo e atenda às modalidades presencial e remota de forma simultânea, as turmas foram reconfiguras, conforme tabela abaixo:

MODALIDADE PRESENCIAL
Estudantes da Turma 23A Sala D304 3o andar – Prédio D
Estudantes da Turma 23B Sala dos Inquietos Subsolo – Prédio D
Estudantes da Turma 23C Sala D304 3o andar – Prédio D
Estudantes da Turma 23D Sala D306 3o andar – Prédio D
Estudantes da Turma 23E Sala D306 3o andar – Prédio D

MODALIDADE REMOTA
Estudantes da Turma 23A Turma On-line2
Estudantes da Turma 23B Turma On-line2
Estudantes da Turma 23C Turma On-line1
Estudantes da Turma 23D Turma On-line1
Estudantes da Turma 23E Turma On-line2

Rotinas durante o turno de aula

– Os estudantes deverão permanecer todo o turno na classe escolhida no primeiro período de aula.
– Os armários não poderão ser utilizados pelos estudantes, conforme estabelecido em decreto.
– Nas trocas de períodos, enquanto os professores deslocam-se entre as salas, os estudantes devem permanecer em sala de aula. Em caso de necessidade de saída do ambiente, o professor deve ser comunicado, e o estudante deve aguardar a sua autorização.
– Os bebedouros estão habilitados apenas para a função destinada a encher as garrafinhas. Cada estudante deverá trazer a sua de casa.
– Os horários de recreio e final de turno serão organizados de forma escalonada pelos professores.
– O Espaço de Alimentação poderá ser utilizado para lanches durante o horário do recreio.

Uso de equipamentos eletrônicos

Tanto para os estudantes que retornarão à escola, quanto para os estudantes que permanecerão na modalidade remota, as atividades avaliativas, bem como as entregas de eventuais trabalhos, serão feitas de forma digital. A plataforma Google Sala de Aula seguirá sendo a ferramenta de publicação de materiais, bem como as provas seguirão sendo realizadas pelo Google Formulários, mesmo presencialmente. Sendo assim, recomendamos que cada estudante traga seu dispositivo (tablet, iPad, notebook, chromebook ou celular) para a realização das atividades.

Guia do Programa de Prevenção e Combate ao Coronavírus

As orientações gerais sobre as medidas adotadas pelo Colégio Farroupilha estão descritas no Guia do Programa de Prevenção e Combate ao Coronavírus. É fundamental a participação das famílias, dos educadores e dos estudantes na adoção de medidas de higiene.