Crianças da Educação Infantil retornam às aulas presenciais

5 de outubro de 2020

Depois de seis meses, as aulas presenciais retornaram na segunda-feira, 05 de outubro, no Colégio Farroupilha. Os primeiros a matarem a saudade da escola foram as crianças do Nível 5 da Educação Infantil. A volta acontece de forma escalonada, com um número reduzido de crianças por sala.

O retorno segue todos os protocolos de segurança e cuidados com a saúde. Para a entrada no prédio da Educação Infantil, as famílias acessam com os carros pelo estacionamento e não precisam sair dos veículos, já que uma equipe de educadores aguarda pelas crianças. Ali, é aferida a temperatura de cada uma e, na sequência, os pequenos passam por um tapete pedilúvio para higienizar os calçados e as rodinhas das mochilas, e higienizem as mãos com álcool em gel antes de acessarem as catracas.

Ao chegarem à sala de aula, mais alguns procedimentos são adotados: a criança deixa a mochila ao lado de fora, tira os sapatos e coloca sapatilhas antiderrapantes, trazidas de casa. As salas foram organizadas com o distanciamento mínimo entre as crianças, e corações foram colados no chão para demarcar mesas e cadeiras.

As crianças puderam reencontrar alguns dos colegas, divertiram-se no Pátio e participaram de uma contação de história com o ex-aluno, escritor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, do livro ilustrado “Combate ao Coronavírus: uma questão de cuidado”. A obra foi escrita e ilustrada por ele, e contou com a orientação da professora do Laboratório de Biologia, Tanilene Persch.  Além da história, que se passa no Colégio Farroupilha, foi elaborado um material com brincadeiras e passatempos para auxiliar na fixação do conteúdo abordado. As crianças levaram para casa um exemplar do livro e  um kit com máscaras de proteção do Colégio.

GUIA DE ACOLHIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A equipe de educadores preparou um documento com estratégias de amparo e cuidado para que as crianças, após um longo período de distanciamento, sintam-se mais seguras no ambiente escolar. Acesse aqui.

PROGRAMA DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

As orientações gerais sobre as medidas adotadas pelo Colégio Farroupilha estão descritas no Guia do Programa de Prevenção e Combate ao Coronavírus. É fundamental a participação das famílias, dos educadores e dos estudantes na adoção de medidas de higiene. Clique aqui para acessar o documento.

CRONOGRAMA DE RETORNO

Na quarta-feira, 07 de outubro, acontecerá o retorno dos pequenos do Nível 3. Uma semana depois, 14/10, será a vez das crianças dos Níveis 1, 2 e 4 da Educação Infantil e dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

A volta às atividades presenciais dos demais níveis – Anos Iniciais e Anos Finais – e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio será informada às famílias assim que houver a autorização para o retorno.