Grupo de Teatro completa 20 anos

13 de agosto de 2020

Em 2020, o Grupo de Teatro do Colégio Farroupilha completa 20 anos de atividades ininterruptas. A professora de Artes Cênicas, Lúcia Panitz, é a responsável pelo Grupo desde o ano 2000.

“O teatro além de enriquecer culturalmente os adolescentes, desenvolve a autoestima, a empatia, a criatividade corporal e a desenvoltura vocal para falar em público. Possibilita, ainda, o pertencimento, despertando o potencial individual de cada um, para o trabalho coletivo”, explica a professora Lúcia.

A primeira peça realizada pelo Grupo de Teatro coordenado por Lúcia  foi “Os Saltimbancos”. De lá para cá, já foram vários espetáculos, como: “A Bela e a Fera”, “O Pequeno Príncipe”, “O Mistério de Feiurinha”, “Dráuzio um Vampiro Diferente”, “Ari Areia”, “Alice”, além da peça especial para a “Festa do Caderno” e participações em outros eventos do Colégio.

Confira, abaixo, relatos de estudantes e de uma ex-aluna sobre a importância do Grupo de Teatro em suas vidas.

MEMÓRIA FARROUPILHA

A primeira formação de um Grupo de Teatro no Farroupilha aconteceu em 1986. Na ocasião, o ator e diretor João Batista Diemer dirigiu os estudantes no grupo chamado “Encenação”.

“Estreamos com a peça ‘Rua Tal, Número Qual?’, chegando a nos apresentar fora da escola, e em outras cidades! Demos entrevista na ZH e na RBS TV na época.”, conta a ex-aluna e integrante do Grupo, Adriana Collares.

A peça citada por Adriana ficou em cartaz de maio a julho de 1986 no Farroupilha e em outros locais, como Pelotas, Novo Hamburgo e Cachoeirinha. Ela está disponível no acervo da Biblioteca Municipal de Caxias do Sul (clique aqui para ver todo o acervo de peças).