22 de maio de 2020

Saiba como criar e manter uma rotina em casa com as crianças

No período de distanciamento social, as famílias passaram a ocupar as casas por mais tempo, dividindo os espaços e o horários entre as diferentes tarefas da vida pessoal, escolar e profissional.

Para ajudar os pais a organizarem uma rotina com as crianças, a equipe da Educação Infantil preparou algumas orientações. Confira:

• Oriente as crianças quanto a tirar o pijama, alimentar-se e buscar um espaço adequado para realizar tarefas e participar dos encontros on-line com a professora.
  • Busque o equilíbrio ao organizar a rotina, conciliando brincadeiras livres, tarefas escolares, exercícios físicos, sono, alimentação, entre outras atividades, levando em consideração a singularidade da criança.
  • Monte um calendário semanal junto com a criança, destacando as principais atividades a serem realizadas por ela ao longo dos dias. Essa previsibilidade auxilia a criança a se apropriar do seu cotidiano e a se sentir segura diante dos desafios desse período.
  • Planeje as atividades das crianças, intercalando-as. Isso é importante para que ela possa receber atenção e supervisão quando necessário.
  • Insira as crianças em alguma tarefa doméstica, de acordo com a faixa etária, como guardar brinquedos, regar plantas etc.
  • Inclua na agenda momentos em que a família possa estar reunida, como durante as refeições.
  • Crie um ambiente acolhedor e de apoio mútuo, em que possa ser falado sobre sentimentos e dúvidas.
  • Conte sempre com o apoio da escola. A Equipe da Educação Infantil permanece à disposição para auxiliar no que for necessário.

Veja, também, o Guia “Organização da rotina em casa: contribuindo com o desenvolvimento infantil”, enviado anteriormente às famílias da Educação Infantil pela agenda eletrônica. Clique aqui para acessar o material.