17 de abril de 2020

Visite museus sem sair de casa

Já pensou em conhecer o Museu de Van Gogh, em Amsterdã, do seu quarto? Ou então o Museu do Louvre, na França, sentado na sua poltrona favorita? Diversos museus “abriram” as suas portas virtualmente para que pessoas de todo o mundo possam conhecê-los e aprender mais sobre arte e cultura. Confira:

British Museum (Londres)
No site oficial, o visitante pode visualizar algumas obras e artefatos (clique aqui). O projeto “History of the World” possui peças icônicas que representam dois milhões de anos de história e, ao clicar em cada uma delas, o usuário pode ler e ouvir áudios com explicações dos curadores (clique aqui). Já no Google Arts & Culture, você pode fazer um tour 360º pelos halls do museu (clique aqui).

Louvre (Paris)
Considerado o maior e um dos mais famosos museus do mundo, o Louvre permite que o visitante confira algumas antiguidades egípcias, veja alguns espaços e cliquem em obras para saber mais sobre suas histórias. Clique aqui.

MASP (São Paulo)
São mais de mil peças virtuais disponíveis no Google Arts & Culture, onde é possível ler mais sobre a história da obra, do autor e do contexto artístico da época. Faça o tour aqui.

Metropolitan Museum of Art (Nova York)
Tours, exposições virtuais e mais de 200 mil peças, como pinturas, artefatos, itens de decoração e roupas histórias podem ser observadas no Google Arts & Culture (acesse aqui). Já no site oficial do MET há vídeos 360º que mostram os seus espaços (clique aqui).

Museu Nacional de História Natural (Washington D.C.)
Com 145 milhões de espécies e artefatos, o Museu Nacional de História Nacional oferece aos usuários uma incrível experiência por áreas dedicadas aos insetos, aos dinossauros e aos mamíferos. Clique aqui.

Palácio de Versalhes (França)
Quer conhecer os cantos da antiga residência da realeza francesa? Você vai passear em 3D por diversos cômodos do palácio, como a Sala de Coroação, os aposentos do rei e da rainha e a Galeria dos Espelhos. É possível conhecer, também, obras de arte, objetos, esculturas e pinturas no teto, além dos famosos jardins. Acesse aqui.

Museu Nacional (Rio de Janeiro)
Atingido por um incêndio em 2018, o Museu Nacional conservou um pouco da sua história com o Street View do Google, feito antes do incidente. Descubra destaques do acervo acompanhados de áudios dos pesquisadores do museu. Clique aqui.

Museus do Vaticano (Vaticano)
O tour virtual permite que o internauta percorra importantes exibições dos Museus do Vaticano, como as Salas de Rafael e a Capela Sistina de Michelangelo. Conheça aqui.

Museu do Van Gogh (Amsterdã)
O Google Arts & Culture oferece mais de 160 peças do pintor pós-impressionista, com explicações detalhadas, além de exposições especiais sobre a sua vida. Faça, igualmente, um tour 360º pelos espaços físicos do museu. Visite aqui.

Museum of Modern Art – MoMA (Nova York)
O acervo online do primeiro museu do mundo dedicado à era moderna possui cerca de 82 mil peças de exposições fixas e temporárias. Acesse aqui.

Fonte: Viagem e Turismo – Editora Abril