Novas orientações sobre os estudos domiciliares

7 de abril de 2020

Com a prorrogação no período de suspensão das aulas presenciais até 30 de abril, o Colégio Farroupilha informa as novas orientações sobre os estudos domiciliares.

Educação Infantil

As famílias seguirão recebendo vídeos das professoras titulares das turmas e dos professores responsáveis pelas aulas especializadas. Além disso, continuarão sendo encaminhados, todas as segundas-feiras, roteiros diários de atividades. Após o feriado de Páscoa, cada turma da Educação Infantil iniciará o seu novo projeto de estudos. Durante esta semana, haverá um encontro online da professora com grupos de crianças, com horários marcados, que serão enviados pela agenda virtual.

Anos Iniciais – 1º ao 3º ano

Os conteúdos para as turmas incluem videoaulas, atividades e correções de exercícios. O Bloco 3 será postado no dia 13 de abril, e a plataforma Google Sala de Aula será o recurso utilizado para o acompanhamento das atividades. Os próximos blocos obedecerão à seguinte sequência: videoaula, atividades de sistematização e correções. A partir disso, todos os blocos subsequentes serão semanais. Para facilitar a utilização da plataforma, seguem, abaixo, links, com tutoriais sobre as possibilidades da ferramenta.

Acesso à plataforma
Ferramentas de comunicação com o professor
Acesso aos conteúdos
Postagem de atividades solicitadas pelos professores

Dúvidas relacionadas ao Google Sala de Aula: te@colegiofarroupilha.com.br ou pelos telefones 993.704.011 (unidade Três Figueiras) e 991.921.749 (unidade Correia Lima)
Dúvidas relacionadas às atividades pedagógicas: ai.1ano@colegiofarroupilha.com.br | ai.2ano@colegiofarroupilha.com.br | ai.3ano@colegiofarroupilha.com.br

Anos Iniciais – 4º e 5º anos

O novo bloco de atividades será postado no dia 13 de abril, na plataforma UNOi. A ferramenta representará o recurso fundamental para o acompanhamento das atividades. Os próximos blocos obedecerão à seguinte sequência: videoaula, atividades de sistematização e correções. A partir disso, todos os blocos subsequentes serão semanais. Para facilitar a utilização da plataforma, seguem, abaixo, links, com tutoriais sobre as possibilidades da ferramenta.

Acesso à plataforma
Ferramentas de comunicação com o professor
Acesso aos conteúdos
Postagem de atividades solicitadas pelos professores
Como utilizar o aplicativo UNOi  (com possibilidade de utilização off-line)

Dúvidas relacionadas à plataforma UNOi: te@colegiofarroupilha.com.br ou pelos telefones 993.704.011 (unidade Três Figueiras) e 991.921.749 (unidade Correia Lima)
Dúvidas relacionadas às atividades pedagógicas: ai.4ano@colegiofarroupilha.com.br | ai.5ano@colegiofarroupilha.com.br

Anos Finais e Ensino Médio

Desde segunda-feira, 06 de abril, são disponibilizados encontros online, entre os estudantes e seus professores. No primeiro momento, alguns componentes curriculares serão priorizados para o desenvolvimento deste trabalho para que, na sequência, a modalidade seja utilizada também nas demais disciplinas.

Para a realização das atividades online com o professor, os estudantes receberão, nas salas de aula virtuais e no roteiro de estudos, as datas e horários em que os encontros ocorrerão. As conferências acontecem em tempo real, portanto, elas não estarão disponíveis posteriormente, o que faz a presença do estudante fundamental. A ferramenta utilizada é a Google Meet, sendo que um tutorial explicativo sobre como acessar essa funcionalidade está disponibilizado, nas salas de aula dos professores conselheiros.

Além das aulas online, toda segunda-feira, famílias e estudantes recebem, via app, a notificação de que já foi postado no Portal dos Pais e de Alunos o roteiro semanal de estudos. Esse documento contém o planejamento semanal e as informações importantes de todos os componentes curriculares. Este roteiro fica disponibilizado dentro da pasta de artes visuais, na Central de Downloads. Ele serve como um guia orientador geral daquela semana.

Nas salas de aula virtuais (Google Sala de Aula), de cada um dos componentes curriculares, os estudantes recebem o detalhamento de todas as atividades, orientações e materiais necessários referente aos objetos de conhecimento.  As salas de aula são gerenciadas, acompanhadas e supervisionadas pelos professores, que estão disponíveis para esclarecer dúvidas e auxiliar os estudantes em suas necessidades durante o período regular da aula, conforme a grade de horários das turmas. Videoaulas seguirão sendo disponibilizadas com as explicações dos conteúdos, assim como as correções das atividades.

No retorno às aulas presenciais serão realizados diagnósticos relativos ao aprendizado, e as equipes dos Laboratórios de Aprendizagem estarão à disposição, para além do horário regular de aula, para que os estudantes possam reforçar e revisar conteúdos.

O Colégio Farroupilha agradece imensamente pela compreensão frente às medidas adotadas, bem como os e-mails de gratidão, apoio e generosidade recebidos de muitas famílias, reconhecendo o trabalho da instituição e compreendendo que este é um período de adaptação às novas forma de ensinar e aprender.