Grupo de Relações Internacionais participa de evento em Harvard

4 de fevereiro de 2020

Um grupo de estudantes e formandos de 2019 do GRI – Grupo de Relações Internacionais do Colégio Farroupilha foi à Boston, nos EUA, para participar da 67ª edição do Harvard Model United Nations 2020 (Harvard MUN). O evento, promovido pela Universidade de Harvard, aconteceu de 30 de janeiro a 02 de fevereiro e reuniu mais de 4 mil estudantes de 50 países.

O grupo foi acompanhado pelo professor de Geografia e de Atualidades e responsável pelo GRI, Saul Gonçalves Filho. Confira os integrantes:

Alicia Coelho Xavier – Formanda de 2019
Arthur Coltro de Andrade – 3ª série D
Diogo Klafke Ogochi – 3ª série A
Denis Ying Kit Yeh – Formando de 2019
Leonardo D’Almeida Bianco  – Formando de 2019
Lucas Eduardo Gulka Pulcinelli –  2ª série D em 2019
Paula Fernanda Failace Antunes de Oliveira – 3ª série A
Pedro Ruschel Pereira Sukienik – 3ª série E
Samuel Knijnik Werneck Martins – 2ª série C
Selena Coelho Xavier – Formanda de 2019
Valentina Ferreira Einsfeld 3ª série D

O Harvard MUN é um evento de simulações de comitês da ONU e de órgãos internacionais que tem como objetivo colocar os estudantes para discutir alguns dos principais desafios das relações internacionais em um contexto global. Na prática, os estudantes representam um país em um comitê de um assunto específico, discutindo o tema a partir da perspectiva do país representado com jovens de várias nacionalidades.

“Não tenho dúvidas da importância de participar de um evento desses para a formação desses estudantes como cidadãos competentes, éticos e globais”, declarou o professor Saul. Os estudantes relataram, em vídeos, os momentos vivenciados, destacando a qualidade dos debates, a possibilidade de desenvolver a argumentação e aprimorar a fluência em língua inglesa, bem como a alegria em conhecer pessoas de várias nacionalidades. Confira o vídeo abaixo:

Sobre o GRI

O Grupo de Relações Internacionais do Colégio Farroupilha é um dos grupos e clubes de aprendizagem. Ele é destinado a estudantes do 9º ano e do Ensino Médio e tem como objetivo estudar e entender as relações internacionais dos países, buscando soluções inovadoras para assuntos relevantes no cenário internacional é o objetivo do GRI.

Nele, os estudantes participam de um Modelo das Nações Unidas, conhecido internacionalmente como MUN (Model United Nations), evento de simulação das reuniões de Comitês especializados da ONU e de outras Organizações Internacionais, como União Europeia, Organização Mundial da Saúde, entre outros.

O MUN proporciona que os estudantes vivenciem o papel de diplomatas dos diversos países e discutam tópicos previamente selecionados pelos organizadores do evento, de acordo com a política externa de cada país. Durante as simulações, eles se inserem na realidade internacional e desenvolvem habilidades essenciais para o seu crescimento, como a oratória, capacidade de negociação, preparação de estratégias e resolução de conflitos.