Turmas do 3º ano concluem o projeto “Leitores Competentes”

4 de dezembro de 2019

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais receberam os certificados de conclusão do projeto “Leitores Competentes”, iniciado em abril. O objetivo da iniciativa é desenvolver nas crianças a habilidade de leitura oral e com fluência, possibilitando a construção e o gosto pela leitura, além da compreensão da escrita como forma de comunicação.

Durante todo o ano letivo, os estudantes leram textos para os colegas. No início de cada semana, o texto escolhido era lido pela professora em sala de aula, e o mesmo texto era levado para casa pelos estudantes. No dia destinado ao projeto, cada estudante fazia a leitura de um trecho escolhido. Após o momento da leitura, as crianças comentavam o que acharam da sua leitura, avaliando o que estava bom e o que ainda precisava ser melhorado.

A professora também era responsável por apontar progressos e incentivos. Os critérios avaliados durante as leituras foram: controle de voz, observação da pontuação, ritmo de leitura, não trocar as letras nem as palavras da frase e ter postura adequada no momento da atividade. Além da entrega dos certificados, as turmas participaram de uma hora do conto especial da história “A princesa que não queria aprender a ler”, da autora Heloisa Prieto, na Biblioteca Kids.