Nível 4A tem encontro com mãe de colega sobre os cupins

4 de dezembro de 2019

Nesta semana, as crianças do Nível 4A da Educação Infantil iniciaram o projeto “Eu, minhas emoções e o mundo”. O objetivo é explorar e praticar a matriz socioemocional do Colégio, possibilitando que a turma faça uma reflexão sobre as emoções e as rotinas sociais. As atividades começaram com a leitura do livro “O monstro das cores”, da autora Anna Llennas.

Depois, a turma participou de uma atividade de reflexão e diálogo com pessoas do Colégio. As crianças apresentaram os “Monstrinhos das Cores” aos educadores e conversaram com eles sobre as atividades que exercem diariamente. Com charadas, os pequenos deveriam desvendar quais os setores que seriam percorridos. Eles passaram pela Recepção da Educação Infantil e pela Recreação, finalizando na Minicidade, onde puderam brincar com os amigos.

Na manhã de quarta-feira, dia 25 de setembro, as crianças visitaram o Museu da PUCRS e visitam diferentes espaços. A turma explorou a floresta e o canto do cérebro, observando as ondas cerebrais e participando de uma atividade em que conseguiram movimentar uma bolinha com a mente tranquila, a partir do uso de uma faixa fixada na testa. A saída de estudos também abrange a nova temática do projeto escolhida pela turma na segunda-feira, 23/09,  que é a vida dos insetos.  O grupo contemplou diferentes espécies de insetos nos variados, como moscas, borboletas, pulgas e formigas no microscópio.

NOVA TEMÁTICA

A semana de 30 de setembro a 04 de outubro foi de novidades. A turma iniciou o projeto “Vida dos Insetos” com pesquisas sobre as borboletas em livros trazidos pelas crianças.

Na segunda-feira, 28 de outubro, as crianças foram ao Laboratório de Biologia para conhecer a vida das abelhas. A turma conheceu abelhas de diferentes cores e tamanhos e puderam observá-las com o uso do microscópio e de lupa. Os pequenos também viram uma colmeia e os favos, onde são produzidos o mel, e aprenderam sobre a importância da abelha para as plantas e os seres humanos.

Na quarta-feira, 06 de novembro, a turma recebeu a visita dos pais da colega Lis Kmetzsch Rosa Staats, Charley e Lívia Staats, que apresentaram alguns insetos e os seus processos de desenvolvimento (larva, pupa e besouros). Eles falaram sobre a vida dos insetos nas plantações e a importância do controles deles nesses espaços para que tanto o ser humano quanto os demais seres vivos possam se desenvolver bem.

Na manhã de quarta-feira, 20 de novembro, as crianças receberam a visita da equipe da Tecnologia Educacional e da Codipeia, uma lagarta de brinquedo que auxilia na aprendizagem da lógica de programação. Explorando os conhecimentos prévios da turma com relação às lagartas, as educadoras construíram um caminho com fita e imagens relacionadas a alimentos consumidos pelas lagartas. Depois, em pequenos grupos, as crianças foram até a trilha refletindo sobre o trajeto que a lagarta deveria percorrer para conseguir chegar até os alimentos.

Na manhã de segunda-feira, dia 25 de novembro, a turma visitou o Laboratório de Biologia para conversar sobre insetos peçonhentos. Durante o encontro, as crianças observaram moscas, mosquitos e baratas. Também conversaram sobre a importância de manter locais limpos e sem água parada para que esses animais não se proliferem.

Na sexta-feira, 29 de novembro, os pais da colega Marina Marset Rosa, Carolina e Guilherme, visitaram a turma para compartilhar curiosidades sobre as formigas e a sua importância para a natureza. As crianças também falaram sobre o que já haviam aprendido sobre os insetos.

Na quarta-feira, 04 de dezembro, a turma recebeu a visita da mãe do colega Lucas Guimarães Maraschin, Patrícia da Costa Guimarães Maraschin. Durante o encontro, mãe e filho compartilharam os estudos realizados sobre os cupins e apresentaram imagens e informações sobre a importância do inseto para a natureza.  As crianças puderam observar, também, algumas espécies no microscópio.