Nível 1A conclui projeto “Para onde vão os foguetes?”

26 de novembro de 2019

As crianças do Nível 1A já realizaram uma série de atividades do novo projeto da turma, chamado “Para onde vão os foguetes?”. A turma sempre demonstrou interesse pelas estrelas, pelos fenômenos da natureza e pelas descobertas. Na homenagem aos pais da Educação Infantil, a sala da turma realizou uma oficina de montagem e pintura de foguete, o que gerou ainda mais questionamentos. Os pequenos participaram de uma votação para a escolha do assunto do projeto. Na sequência, a turma foi à Biblioteca para pesquisar, coloriram painéis nas paredes da sala com o mesmo colorido dos foguetes e exploraram as formas geométricas.

Na segunda-feira, 26 de agosto, os pequenos brincaram com sombras e exploraram as possibilidades de claro e escuro.

Já na terça-feira, 27 de agosto, a turma visitou o Laboratório de Matemática para explorar os sólidos geométricos e construir foguetes.

Durante a semana iniciada em 02 de setembro, as crianças foram à Biblioteca participar de uma Hora do Conto interativa da história “Como pegar uma estrela?”, de Oliver Jeffers. Na oportunidade, também brincaram de pegar estrelas para compartilhar com os amigos.

A turma também recebeu a visita do escritor, ilustrador e ex-aluno do Farroupilha, Carlos Augusto Pessoa de Brum, o Cadu, que, junto com as crianças, criou com uma ilustração para o livro que está sendo construído pelo grupo. Estrelas, foguete, violão e amigos foram alguns ds itens contemplados no desenho.

Na semana de 09 a 13 de setembro, a colega Helena Ramos apresentou a maquete do sistema solar confeccionada junto com os seus pais para a Caixa de Curiosidades. O Sol chamou a atenção dos pequenos, que comentaram sobre o seu tamanho em relação aos planetas e a sua cor. Além disso, as crianças também coloriram painéis com a cor azul para a montagem de um cenário de universo.

Outra atividade realizada na mesma semana foi a pesquisa do dia e da noite. A turma explorou o livro “As Cores do Mundinho”, da autora Ingrid Bellinghausen, e, com a ajuda do iPad, assistiu ao episódio “O Show da Luna” que fala sobre a lua e sol. Os pequenos pintaram lupas e com elas descobriram diferentes tonalidades.
Já na semana iniciada em 16 de setembro, as crianças pesquisaram em livros curiosidades do projeto e pintaram um foguete construído com caixas. A pintura foi feita com os pés envoltos em plástico bolha, para criar um cenário lunar. A turma também brincou com um TNT que, ao ser fixado na luz, deixou uma lua, um foguete e algumas estrelas aparentes.
Durante a manhã de segunda-feira, 23 de setembro, a turma esteve no Laboratório de Química para descobrir várias curiosidades sobre os vulcões, presentes em muitos planetas do sistema solar. Modelaram com argila e construíram vulcões em pequenos grupos utilizando o material. Na sequência, misturaram componentes, ocasionando uma reação química, que simulou erupções.
Na semana de 30 de setembro a 04 de outubro, as crianças exploraram o livro “O Pinguinauta”, de Marcie Colleen, que conta a história de um pinguim curioso, que constrói um foguete para voar até a Lua. A obra também destaca a importância da amizade e da convivência em grupo.
Durante os encontros da Oficina de Criação, os pequenos criaram um cenário com o tema do projeto.
Na terça-feira, 29 de outubro, a turma participou de uma oficina de culinária com a nutricionista do Colégio, Joseane Mancio. As crianças fizeram biscoitos salgados com sementes de chia e linhaça no formato de lua e estrelas. Elas manusearam os ingredientes, espalharam parte da massa e colocaram os biscoitos nas formas. No final, os pequenos provaram a receita e também puderam levar alguns para compartilhar com as famílias.
Toda a semana os pequenos exploram a Caixa de Curiosidades. As famílias contribuíram com objetos que tenham relação com as descobertas sobre foguetes, universo, estrelas, planetas, entre outros. A Caixa fica na sala de aula, e as crianças brincam de forma individual ou coletiva.
Na segunda-feira, 18 de novembro, a turma carimbou em cores variadas, usando blocos em formato de estrela de dois tamanhos.
Na segunda-feira, 25 de novembro, os pequenos exploraram os carros da Minicidade, observaram o chafariz e brincaram com água, realizando algumas experiências relacionadas ao projeto.
O projeto foi concluído na terça-feira, 26 de novembro, quando as crianças participaram do lançamento de um foguete de garrafa PET no Campão. O professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato, fez o lançamento e conversou com as crianças sobre para onde vão os foguetes. Elas, ainda, cantaram uma música e observaram os diferentes movimentos do drone do Colégio.