Nível 3B conclui o projeto O que tem no corpo humano?

22 de novembro de 2019

As crianças do Nível 3B da Educação Infantil já iniciaram as descobertas do novo projeto da turma, “O que tem no corpo humano?”. Na manhã de quarta-feira, 21 de agosto, os pequenos receberam a visita do esqueleto Nicodemos, do Laboratório de Biologia. Eles fizeram descobertas sobre os ossos e identificaram nos seus próprios corpos onde fica cada parte do corpo humano.

Na sexta-feira, 23 de agosto, as crianças foram ao Laboratório de Biologia recolher bactérias dos calçados, das mãos e dos pés. Depois, colocaram o material em lâminas e levaram a uma estufa. Na próxima semana a turma voltará ao Laboratório para observar as bactérias no microscópio.

Na terça-feira, 27 de agosto, a turma observou um raio X e conversou sobre o que se faz quando se quebra o osso. Depois, as crianças fizeram uma experiência  e colocaram tala de gesso em duas bonecas. Na manhã de quarta-feira, 28 de agosto, os pequenos puderam ver o resultado.

Na quinta-feira, 29 de agosto, as crianças retornaram ao Laboratório de Biologia para analisar as bactérias coletadas na semana passada. A turma conseguiu observar o resultado nas placas e no microscópio.

Já na semana iniciada em 09 de setembro, a turma confeccionou câmeras fotográficas com material de descarte criativo e saiu para “fotografar” pessoas pelo Colégio, observando suas semelhanças e diferenças.  Depois, “revelaram” as fotos, fazendo desenhos do que haviam registrado.

Na terça-feira, 24 de setembro, os pequenos visitaram o Museu da PUCRS e observaram o cérebro, o coração e diferentes esqueletos.

Na segunda-feira seguinte, dia 30 de setembro, a turma recebeu a visita da mãe do colega Lucas Fonyat, a dentista Renata Franzon. Ela explicou para as crianças a importância de uma boa escovação, falou sobre alguns alimentos adequados para ter dentes saudáveis e contou uma história referente ao uso do bico/ chupeta. Depois, as crianças praticaram o que aprenderam, escovando os dentes de dois bichos de pelúcia.

Na terça e quarta-feira, 1º e 02 de outubro, as crianças realizaram uma culinária com a nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, e a cozinheira Elis Regina Gonçalves Jardim. Os pequenos ajudaram na massa do pão, e confeccionaram um boneco do corpo humano. O pão caseiro foi saboreado no lanche.

Na visita ao Laboratório de Química na terça-feira, 08 de outubro, os pequenos exploraram os órgãos internos do corpo humano e produziram massinha de modelar de diferentes cores para produzir as parte do corpo em uma folha.

Durante a semana iniciada em 21 de outubro,  as crianças exploraram livros informativos e histórias relacionadas à importância de uma boa alimentação para o bom funcionamento de diferentes partes do corpo humano. Depois, as crianças fizeram um levantamento para ver as frutas preferidas da turma, através de uma votações. A fruta preferida foi a banana.
Na segunda-feira, 28 de outubro, a turma deu continuidade à pesquisa sobre a fruta preferida. Com pranchetas nas mãos, os pequenos perguntaram para crianças e educadores do Colégio sobre o assunto. O resultado foi banana e melancia. No dia seguinte, junto com a nutricionista da escola, as crianças exploraram os cheiros, texturas e sabores das frutas e, depois, cada uma montou um espetinho com frutas.
A atividade realizada na quarta-feira, 30 de outubro, foi chamada de “Cheiros e Sabores”. As crianças puderam experimentar e cheirar diferentes alimentos para trabalhar o paladar e o olfato, e usaram uma venda para tapar os olhos.
Na sexta-feira, 1º de novembro, a turma escutou a história “Somos todos diferentes” e conversou a respeito sobre as diferenças físicas e diferenças individuais de personalidade. Depois, as crianças utilizaram um para analisar suas característica e, por fim, as desenharam.
A turma aproveitou o sol que fez na quarta-feira, 20 de novembro, para uma aula no Chafariz da Minicidade. Após conversarem sobre os cuidados com o corpo em dias quentes e a importância da proteção solar, as crianças se refrescaram no chafariz.
O projeto foi concluído na sexta-feira, 22 de novembro, com as crianças compartilhando o que aprenderam com a turma do Nível 3A. Além da conversa, elas presentearam os colegas da outra turma com desenhos relacionados ao projeto. A atividade aconteceu na área das Figueiras.