Nível 5A conclui o projeto “Curiosidades do mar e do oceano”

14 de novembro de 2019

Na volta do recesso escolar, no início de agosto, o tema “praia” esteve presente na fala das crianças do Nível 5A da Educação Infantil. Nas rodas de conversas, quando questionadas sobre o que gostariam que fosse o assunto do projeto, novamente a turma comentou que tinha interesse em estudar sobre a praia. A professora da turma, Carla Curzio, convidou a turma para refletir sobre o que então poderia ser abordado com esse tema, elegendo, assim, o mar e o oceano. Para a escolha do nome do projeto, foi feita uma votação com base em sugestões dadas pelas crianças. O mais votado foi “Curiosidades do mar e do oceano”.

Na segunda-feira, 26 de agosto, a turma observou imagens de diferentes praias do Brasil. As crianças conversaram sobre as semelhanças e as diferenças entre os lugares e, depois, construíram o painel do projeto. Em grupos, elas pintaram o mar, o oceano, o caule e as folhas dos coqueiros e a areia, e fizeram colagens na produção. O painel ganhará outros elementos conforme o desenvolvimento do projeto.

Uma visita ao Laboratório de Biologia foi feita na segunda-feira, 02 de setembro. As crianças aprenderam algumas curiosidades sobre as conchas, entre elas a de que as conchas não podem ser retiradas do ambiente marinho, já que o cálcio delas serve de alimento para outros animais, como as tartarugas.  Além disso, a turma conversou sobre a importância de não deixar o lixo na praia e as consequências desse ato na vida marinha.

As crianças foram ao Laboratório de Física na quarta-feira, 04 de setembro, e aprenderam como se formam as ondas, o que são as correntezas e por que a água do mar é salgada e não “tem fim”. Os professores Gentil Bruscato, do Laboratório de Física, e Rute Roveda, do Laboratório de Química, finalizaram a atividade com uma experiência de formação de ondas em um grande aquário.

Na segunda-feira, 09 de setembro, as crianças foram ao Laboratório de Geografia aprender sobre o mar e o oceano. Na terça-feira, 10/09, eles explicaram para os colegas que não estavam presentes todas as descobertas feitas.

Na quinta-feira, 26 de setembro, a turma esteve na Quinta da Estância, em Viamão. As crianças viram espécies de cavalos, porcos, pôneis e bois, além de uma cobra de verdade. Depois, puderam se aventurar nos brinquedos da nova pracinha e visitaram um viveiro de araras, tucanos, papagaios e jabutis.

Na quinta-feira, 03 de outubro, o professor de mergulho, ex-aluno e pai de estudante do Colégio Guilherme Nonohay visitou a turma para compartilhar histórias e conhecimentos sobre espécies marinhas, principalmente sobre os tubarões.  As crianças assistiram a um dos seus vídeos de mergulho e viram dois dentes, um de Tubarão-Baleia e outro de um Tubarão-Tigre.

Na visita feita ao Laboratório de Química na sexta-feira, 11 de outubro, as crianças fizeram três experimentos.  Primeiro, a turma desenhou, em saquinhos, a água, o sol e as nuvens. Depois, os pequenos colocaram dentro do saco água colorida para representar o mar e ouviram as explicações de como se forma a chuva.  Os saquinhos foram levados para casa para que as crianças pudessem acompanham o processo. A segunda experiência foi a produção da “Água Furiosa”. Com a mistura de substâncias, a turma observou a água mudar de cor, conforme agitavam a garrafa. A atividade encerrou com a máquina que produz nuvens.

Na quinta-feira, 14 de novembro, as crianças concluíram o projeto, ao lado dos colegas do Nível 5B. Foi realizada uma troca de saberes entre as duas turmas e as crianças desenharam o que mais gostaram de aprender sobre o projeto do Nível 5B. No final, as crianças participaram de um lanche de confraternização.