Bosque astronômico ganha novas mudas no 41º Dia do Plantio

9 de novembro de 2019

Na manhã de sábado, 09 de novembro, as famílias e os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram do 41º Dia do Plantio, na Sede Campestre, em Viamão. A atividade acontece desde 1978 e representa uma importante etapa na vida escolar.

Nos dias que antecedem o evento, as crianças realizam várias atividades especiais: produções textuais e desenhos, que são guardadas em um baú. Quando chegarem à 3ª série do Ensino Médio, elas retornarão à Sede Campestre para resgatar as memórias, no Dia da Colheita.

Os representantes de turma colocaram os envelopes no baú e ouviram as mensagens da diretora pedagógica, Marícia Ferri, e da madrinha do 41º Dia do Plantio, a orientadora educacional Vanusia Salomoni. Antes do plantio das mudas, os estudantes apresentaram a canção “Que tal?”, ao lado da professora de Música, Giane Ramos.

Seguindo a ideia do Bosque Astronômico, em 2019 a constelação escolhida foi a Cão Maior, do hemisfério celestial sul. Os estudantes plantaram laranja do céu, bergamota, nêspera, cereja japonesa e lima da pérsia.

O Plantio ganhou o formato de Bosque Astronômico em 2015 e foi idealizado pelo professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato. No primeiro ano, as primeiras espécies plantadas foram de copada verde e copadas com flores de diferentes cores para formar a constelação do Cruzeiro do Sul. Em 2016, a constelação escolhida foi a de Escorpião. Já em 2017, foram plantadas mudas de ameixeiras, amoreiras, laranjeiras e bergamoteiras que se transformarão na Constelação de Sagitário. No ano passado, 2018, a constelação foi a Triângulo Austral, em que as três estrelas principais representam os estados da Região Sul na bandeira do Brasil. Sessenta mudas foram plantadas pelos estudantes, que se dividiram em pequenos grupos.