Estudantes do 2º ano usam app para dar voz a personagens

25 de outubro de 2019

Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão realizando, nas aulas de Artes Visuais, uma série de práticas baseadas em uma oficina de produção textual realizada pelo Laboratório de Português. Nela, eles criaram um personagem principal, um cenário, um objeto surpresa e um segundo personagem. Já nas aulas Artes, deram vida ao personagem representando-o visualmente e transformando-o em um fantoche que será apresentado à turma durante o Palco Farroupilha.

Com o uso dos iPads e do aplicativo ChatterPix, os estudantes puderam gravar diferentes frases dando voz aos seus personagens. Além do recurso de dublador, o aplicativo também permitiu que os estudantes, após fotografarem seus personagens, pudessem interferir na imagem utilizando stickers e variados filtros de imagem. A tecnologia foi incorporada na sequência didática de forma lúdica, possibilitando a ampliação dos recursos de criação dos estudantes.

Os próximos passos dessa sequência didática interdisciplinar preveem, ainda, desenvolver trabalhos baseados na criação do objeto surpresa e do cenário em que se passa a história feita no componente de Português.