Semana da Criança movimenta a Educação Infantil e os Anos Iniciais

11 de outubro de 2019

Para comemorar a Semana da Criança, diferentes atividades especiais foram desenvolvidas com as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais entre os dias 07 e 11 de outubro.

Na Educação Infantil, as crianças assistiram ao teatro “Aventuras e desventuras do Pinóquio” e participaram de atividades musicais e de mágica, na Minicidade. Além disso, as turmas dos Níveis 3, 4 e 5 estiveram na Sede Campestre, em Viamão, para a Gincana das Cores, uma forma de participação nos XLVII Jogos do Colégio Farroupilha. Cada turma foi identificada por uma cor e são realizadas diferentes atividades esportivas e lúdicas. Ao final, todos receberam medalhas pelo comportamento guiado pelo companheirismo e espírito coletivo.

Os pequenos do Nível 3A fizeram um amigo secreto. Cada criança trouxe uma planta para presentear o colega.

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais aproveitaram a leitura do livro “O sanduíche da dona Maricota”, de  Avelino Guedes, para um momento de culinária: cada estudante trouxe um ingrediente e, na hora do lanche, preparou um sanduíche com seus ingredientes preferidos.

Já na disciplina de Educação Física, os estudantes do 3º ao 5º ano tiveram uma aula sobre brinquedos de rua, e trouxeram para o Colégio skate, roller, patins, patinetes, entre outros. As turmas de 1º ano envolveram-se em oficinas, pinturas e tatuagens, além dos dias do Cientista, do Pintor e do Esporte e uma Festa à Fantasia. De 2º ao 5º ano, o foco foram oficinas com brincadeiras antigas.

Na Biblioteca, a educadora Tânia Jacques, fantasiada de palhaço, recebeu os estudantes de 1º ao 3º anos ao som de “Balão Mágico”, cantada por Patati e Patatá. Lá, as turmas participaram da contação de três poesias do livro “Brincriar”, de Dilan Camargo.

As turmas do 4º ano estão estudando o Sistema Monetário e aproveitaram as festividades da Semana da Criança para organizar uma Feira com compra e venda de produtos trazidos de casa.  Cada estudante organizou a sua banca com cartazes, e colocou preços nos produtos. A moeda de troca foi retirada do encarte do livro de Matemática: moedinha representando o Real. Na atividade, foi possível exercitar as habilidades de cálculo mental, compra, venda, troco, convivência e empatia.  Na Oficina Afroindígena, os estudantes do 4º ano confeccionaram um jogo de dominó com palavras do vocabulário indígena e africano.