Pequenos do Nível 3B formam o corpo humano com massa de modelar

8 de outubro de 2019

As crianças do Nível 3B da Educação Infantil já iniciaram as descobertas do novo projeto da turma, “O que tem no corpo humano?”. Na manhã de quarta-feira, 21 de agosto, os pequenos receberam a visita do esqueleto Nicodemos, do Laboratório de Biologia. Eles fizeram descobertas sobre os ossos e identificaram nos seus próprios corpos onde fica cada parte do corpo humano.

Na sexta-feira, 23 de agosto, as crianças foram ao Laboratório de Biologia recolher bactérias dos calçados, das mãos e dos pés. Depois, colocaram o material em lâminas e levaram a uma estufa. Na próxima semana a turma voltará ao Laboratório para observar as bactérias no microscópio.

Na terça-feira, 27 de agosto, a turma observou um raio X e conversou sobre o que se faz quando se quebra o osso. Depois, as crianças fizeram uma experiência  e colocaram tala de gesso em duas bonecas. Na manhã de quarta-feira, 28 de agosto, os pequenos puderam ver o resultado.

Na quinta-feira, 29 de agosto, as crianças retornaram ao Laboratório de Biologia para analisar as bactérias coletadas na semana passada. A turma conseguiu observar o resultado nas placas e no microscópio.

Já na semana iniciada em 09 de setembro, a turma confeccionou câmeras fotográficas com material de descarte criativo e saiu para “fotografar” pessoas pelo Colégio, observando suas semelhanças e diferenças.  Depois, “revelaram” as fotos, fazendo desenhos do que haviam registrado.

Na terça-feira, 24 de setembro, os pequenos visitaram o Museu da PUCRS e observaram o cérebro, o coração e diferentes esqueletos.

Na segunda-feira seguinte, dia 30 de setembro, a turma recebeu a visita da mãe do colega Lucas Fonyat, a dentista Renata Franzon. Ela explicou para as crianças a importância de uma boa escovação, falou sobre alguns alimentos adequados para ter dentes saudáveis e contou uma história referente ao uso do bico/ chupeta. Depois, as crianças praticaram o que aprenderam, escovando os dentes de dois bichos de pelúcia.

Na terça e quarta-feira, 1º e 02 de outubro, as crianças realizaram uma culinária com a nutricionista do Colégio, Joseane Mancio, e a cozinheira Elis Regina Gonçalves Jardim. Os pequenos ajudaram na massa do pão, e confeccionaram um boneco do corpo humano. O pão caseiro foi saboreado no lanche.

Na visita ao Laboratório de Química na terça-feira, 08 de outubro, os pequenos exploraram os órgãos internos do corpo humano e produziram massinha de modelar de diferentes cores para produzir as parte do corpo em uma folha.