Estudantes do extracurricular de Robótica criam o Robomberito

24 de setembro de 2019

Durante cinco encontros, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Atividade Extracurricular de Robótica tiveram como desafio desenvolver o Robomberito, a nova mascote do Programa de Combate a Incêndio do Colégio Farroupilha. Com o auxílio do professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato, e dos professores da VEX Robotics, a turma fez toda a programação e montou o robô.

A ideia é que ele seja utilizado nas atividades realizadas com foco na prevenção a incêndios. Além de andar e mexer os braços, o Robomberito fará perguntas às crianças e aos estudantes sobre simulação, Brigada de Incêndio, o que fazer quando o alarme soa, quais são os pontos de emergência do Colégio, o telefone do SAMU e da Polícia, entre outras questões.

Programa de Combate a Incêndio do Farroupilha

Desde 2013 os educadores do Colégio são capacitados a identificar situações de emergência no curso de Brigada de Incêndio. Os estudantes também são envolvidos em algumas atividades no Farroupilha. Em diferentes épocas do ano, e desde 2014, são realizadas simulações de incêndio. As turmas são orientadas a deslocarem-se para pontos determinados.

O trabalho sobre o assunto começa ainda na Educação Infantil. As crianças e os estudantes dos Anos Iniciais assistem ao vídeo “Brigada de Incêndio do Colégio Farroupilha”, que traz dicas de prevenção, o que fazer em casos de necessidades de fugas dos locais em chamas e primeiros socorros. Já nas turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio, os estudantes recebem a visita da técnica de segurança do Colégio, Luciana Farias, de um dos dois bombeiros que trabalham no Farroupilha e do orientador de disciplina do nível de ensino, essa equipe passa orientações de prevenção de incêndio.