Experiências químicas do Farroupilha no Shopping Iguatemi

26 de julho de 2019

No início da tarde de sexta-feira, 26 de julho, mais de dez crianças participaram da Oficina Química Fenomenal, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Química e educadores do Ensino Médio do Farroupilha, no BS Kids Festival, o primeiro evento de inovação para crianças feito no Brasil, inspirado nos grandes festivais desse segmento do mundo, que acontece até domingo, 28/07, no Shopping Iguatemi. Em pequenos grupos, elas participaram de experimentos sobre transformações químicas de maneira lúdica, vivencial e mão na massa.

As experiências foram a “água furiosa”, onde foi possível observar a mudança de cor da água, e a “pasta de dente de elefante”, uma mistura que gera uma espuma transbordante, que lembra a tromba de um elefante.

A oficina também acontecerá no sábado, 27/07, das 13h às 13h40, na TECH ART, ÁREA – 2º piso do Shopping Iguatemi – em frente à loja Zara Home. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas pessoalmente, no local da atividade, a partir das 11h do dia do evento.

Experiência “Em seu lugar” e palestra de educadora

Além das experiências químicas, o Colégio Farroupilha levou para o BS Kids Festival a atividade “Em seu lugar” nos dias 19 e 26 de julho. A atividade convidou os participantes a vendarem os olhos e mergulharem em um fato marcante da vida de alguém, relatado em áudio. As narrativas contavam histórias de superação de situações, como bullying ou transtorno alimentar. Além de ouvir os relatos, os participantes puderam interagir com objetos relacionados à história e receberam uma mensagem do autor do relato, além de um brinde para compartilhar a experiência de empatia com outras pessoas.

A experiência deriva da Mostra Interativa “Em Seu Lugar”, que aconteceu no Colégio Farroupilha em 2017, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying. Na escola, contou com cerca de 20 relatos, narrados por estudantes do grupo de teatro e educadores da instituição.

Já na quarta-feira, 24 de julho, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio, Letícia Bastos Nunes, participou do “Painel Diretores em debate: a educação na era digital”. O encontro foi mediado pela psicóloga Agnès Françoise e contou com a presença de representantes de escolas públicas e privas de Porto Alegre.