Crianças do Nível 5C são os “detetives do corpo humano”

18 de julho de 2019

As crianças do Nível 5C da Educação Infantil foram ao Laboratório de Biologia na tarde de segunda-feira, 29 de abril, para uma atividade do projeto da turma, “Detetives do Corpo Humano”, sobre o sangue. A turma aprendeu sobre três componentes do sangue e as suas funções: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Em um copo de Becker, as crianças simularam o sangue e estes três componentes. Os glóbulos vermelhos foram representados por bolinhas, os glóbulos brancos por feijões brancos e as plaquetas, por lentilhas. Além disso, a turma observou, no microscópio, os glóbulos vermelhos.

Na quarta-feira, 08 de maio, foi até a clínica médica da Minicidade conversar com a enfermeira do Colégio, Renata Endres, sobre o sangue. As crianças aprenderam os porquês de sair sangue ao se machucar e da cicatriz e o que é necessário fazer para cuidar de um ferimento. A enfermeira deu dicas de como fazer a higienização do local e de protege-lo com gaze ou curativo adesivo.

Na segunda-feira, 20 de maio, as crianças visitaram a turma do Berçário e aprenderam sobre a rotina dos bebês, os alimentos de que mais gostam, os tamanhos diferentes dos bebês, além de descobrirem que alguns entram no Colégio ainda sem caminhar.

Na quinta-feira, 23 de maio, a turma recebeu a visita da educadora Maythê Margoni, do Laboratório de Matemática, que contou qual é o maior e o menor osso do corpo humano e que o corpo cresce de maneira diferente.  As crianças participaram de uma brincadeira em duplas, fazendo a comparação do tamanho das mãos, dos pés e da altura.

Na terça-feira, 04 de junho, a turma recebeu a visita do médico João Cláudio, pai da colega Giovanna, que respondeu a alguns questionamentos do projeto . A partir das hipóteses e perguntas de pesquisa, o médico conversou sobre os ossos do corpo.

Na segunda-feira, 24 de junho, as crianças confeccionaram binóculos com lentes coloridas, utilizando descarte criativo. Depois, a turma esteve em alguns espaços do Colégio realizando comparações e observando as cores existentes no ambiente, sem e com o uso do binóculo.

Na quinta-feira, 04 de julho, a turma recebeu a visita da dentista Giovana, mãe da colega Vitoria, que respondeu a alguns questionamentos sobre os dentes e os cuidados necessários com a escovação. Depois, cada criança confeccionou um porta-escova de dentes com garrafa PET.

Para concluir e apresentar o projeto para as famílias, as crianças prepararam, na quinta-feira, 18 de julho, uma mostra de artes. Na Minicidade, expuseram trabalhos em que exploraram aspectos do corpo humano, como a simetria e o autorretrato a partir de produções artísticas.