“Amigo Bicho” é o projeto da turma do Nível 4F

18 de julho de 2019

“Amigo Bicho” é o projeto da turma do Nível 4F da Educação Infantil. O tema foi escolhido pelas crianças por uma votação, que também elegeram alguns animais para pesquisarem.

Entre as atividades realizadas, está a criação do “cantinho do projeto” na sala de aula; a confecção, com o auxílio das famílias, de animais utilizando materiais de descarte criativo; e a visita do peixe “Messi”, que é do colega Enzo.

No dia 16 de maio, a turma realizou a saída de estudos para a Quinta da Estância Grande, onde as crianças, em contato com a natureza, aprenderam sobre a importância de cuidar dos animais e preservar o ambiente.

No dia 22 de maio, as crianças realizaram uma vivencia corporal, simulando o movimento das aranhas em uma grande teia. Já no dia 29 de maio, a turma realizou uma troca de saberes com a turma Nível 5E que também pesquisa sobre os animais.

Na segunda-feira, 03 de junho, a turma conheceu o Laboratório de Matemática e explorou diferentes tamanhos de tubarões. Já no dia 11 de junho, trocou saberes com as crianças do Nível 4D sobre as borboletas.

Já na quinta-feira, 20 de junho, a turma se reuniu com as crianças do Nível 5E no Campão para uma atividade com o professor do Laboratório de Física, Gentil Bruscato. Pilotando um drone, o professor percorreu distâncias equivalentes à altura e ao comprimento de diferentes animais vistos em sala de aula, como baleias e tubarões. A estudante do Nível 4F, Ana Clara, chegou em casa bastante empolgada com a atividade, segundo relato enviado pela mãe, Adriana Binotto, por mensagem privada ao perfil do Instagram do Farroupilha: “Mãe, foi muito interessante, muito bacana mesmo. Fiquei imaginando o tubarão e a baleia daquele tamanho. Eu amei o drone”.

Após pesquisarem algumas curiosidades sobre os pássaros, as crianças pintaram um grande par de asas na Oficina de Criação.

O encerramento do projeto acontece na segunda-feira, 1º de julho, e contou com uma programação especial. As crianças realizaram um desfile com os animais confeccionados por elas e os seus familiares utilizando descarte criativo e brincaram na Petshop da Minicidade.